Temas Dermatológicos

Vitaminas e pele

Setembro/Outubro 2009

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A associação entre as vitaminas e a saúde tem sido estabelecida há um longo tempo, porém, apenas recentemente se evidenciou sua eficácia no tratamento tópico dos cabelos, das unhas e da pele. Recentes estudos demonstram a capacidade das vitaminas e de seus derivados de melhorar a performance de produtos de higiene e cosméticos. Além disso, testes clínicos e laboratoriais demonstram fortes evidências de que as vitaminas assumem importantes funções na proteção, correção e renovação de cabelos, pele e unhas. Em estudos comparativos entre produtos com e sem vitaminas, ficou demonstrada a superioridade dos produtos contendo vitaminas.

As vitaminas podem ser úteis no tratamento tópico visando combater várias desordens da pele. Elas atuam especialmente na prevenção, no retardo e, inclusive, no controle das modificações degenerativas do processo de envelhecimento, assim como evitam a desidratação, a descamação e a formação de rugas.

Além do processo natural de envelhecimento, o ser humano está exposto aos efeitos dos raios UV, que potencializam este processo. As vitaminas atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres formados pelos processos metabólicos e pela exposição à radiação UV. Quando não são extintos, os radicais livres contribuem para o fotoenvelhecimento e a fotocarcinogênese, por meio de mutações no DNA. 

Vitamina A: é essencial para o desenvolvimento normal da pele e para o crescimento e a manutenção de ossos, glândulas, dentes e unhas. Pode ser absorvida pela pele, auxiliando na manutenção da suavidade e da textura e melhorando as propriedades da barreira de água deste órgão. É utilizada para tratar ressecamentos e inflamações. Sua ação estimulante se contrapõe às mudanças do envelhecimento e do fotoenvelhecimento, quando utilizada topicamente em doses adequadas.

Pode alterar ou modular a síntese de colágeno e é necessária também para a reprodução normal das células basais, uma vez que estimula a atividade mitótica e metabólica da pele. É capaz de manter a pele em condições juvenis. 

Pantenol: é análogo às vitaminas do complexo B; quando aplicado topicamente converte-se em ácido pantotênico. É essencial para o funcionamento dos tecidos epiteliais, um constituinte natural da pele saudável. A deficiência de ácido pantotênico causa cornificação, descamação e despigmentação da pele.

O uso tópico do pantenol acelera a regeneração celular e seu efeito cicatrizante está documentado. Acelera a cicatrização e diminui as cicatrizes, estimula a epitelização e a granulação, e alivia o prurido.

Quando incorporado a cremes, loções e tônicos à concentração de 5%, alivia o ressecamento da pele causado pelo envelhecimento, conferindo a esta maciez e suavidade, sem deixá-la gordurosa ou pegajosa. 

Vitamina C: não é sintetizada pelo corpo. Sua forma ativa é o L-ácido-ascórbico – o mais importante antioxidante em fluídos extracelulares e atividades celulares. É capaz de regenerar a vitamina E.

Radiação UV: promove danos e fotoenvelhecimento por meio da formação de radicais livres, que lesam as membranas celulares, várias enzimas e o DNA celular. A vitamina C interage com as formas reativas do oxigênio induzidas por UV (ânion superóxido e radical hidroxila), reagindo com elas ou suprimindo-as, e separando o oxigênio. 

Vitamina E: ou tocoferol, é o principal lipídeo antioxidante solúvel no plasma e nos glóbulos vermelhos, capaz de proteger os lipídeos das membranas celulares da peroxidação e, consequentemente, de impedir a formação de radicais livres. Quando ocorre a peroxidação de membranas celulares os radicais livres são liberados nas células, destruindo-as. Eles também liberam enzimas, além de produzir anticorpos autoimunes e destruir outras células.  

Os benefícios das vitaminas são oferecidos devido à ação antioxidante, regenerante e estimuladora destas, que se antepõe aos danos celulares dos radicais livres.

Concluindo, os benefícios das vitaminas são variados: ação antioxidante, regenerante e estimuladora. Dessa forma, as vitaminas se tornam coadjuvantes na luta contra os efeitos deletérios do tempo e do sol na pele.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos