Embalagens

Reprovações e autonomia do Controle de Qualidade

Maio/Junho 2008

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

O Controle de Qualidade (CQ) de embalagens não é algo que todas as empresas possuem. Entre as que têm implantado tal controle, mais da metade não utiliza especificações técnicas próprias, ou seja, usa aquelas que os fornecedores enviam.

Também são poucas as empresas com especificações próprias implantadas, cujo CQ não seja subordinado a uma área que sofra influência da área Comercial e das “urgências” da Produção.

Em resumo, são raras as empresas onde o CQ dispõe de autonomia não somente para aprovar lotes, mas também para reprovar, quando estes encontram-se fora das especificações.

Nas empresas de pequeno porte, principalmente naquelas onde os donos não respeitam os fluxos e atropelam todos os departamentos, uma reprovação só pode ser efetivada se a embalagem ou o produto da qual ela fizer parte não estiver em falta no estoque. Em outras palavras, primeiro vem o faturamento, depois a qualidade.

Com certeza serão empresas de vida curta, se não mudarem de atitude.

Não quero dizer com isso que nas grandes e boas empresas não se faça aprovação com restrição, ou não se use um lote de embalagem reprovado se houver necessidade e urgência. A diferença é que nessas empresas a decisão, orientação e acompanhamento vêm do CQ em conjunto com as demais áreas envolvidas, sempre tendo o bom senso como norteador deste trabalho.

O uso de lote reprovado ou uma aprovação com restrição só pode ser feito quando for possível realizar uma seleção prévia ou durante o envase, eliminando as unidades defeituosas detectados pelo CQ. Na verdade, não podemos dizer que será usado um lote reprovado, mas sim um lote retrabalhado.

O CQ opera quando o defeito estiver localizado. Citamos dois casos. Por exemplo, quando o defeito ocorre somente numa cavidade do molde (dimensional) ou numa das facas no caso de um cartucho (visual) é possível fazer a seleção, separando o número desta cavidade ou da faca. Mas jamais se deve fazer a seleção de um defeito que aparece aleatoriamente e que comprometa a funcionabilidade da peça.

Um lote de embalagem reprovado tem necessariamente um dos seguintes destinos:

- Reprovação e devolução do lote reprovado. Neste caso o CQ, após reprovar o lote, informa a decisão ao fornecedor e às demais áreas envolvidas, normalmente PCP e Compras. Estes providenciam e disponibilizam o lote reprovado para retirada pelo fornecedor. Importante notar que o lote, bem como as peças com defeito, sejam identificadas de acordo com o laudo e enviadas ao fornecedor.

- Aprovação com seleção prévia ou durante o envase e/ou montagem no caso de urgência e de possibilidade da seleção. Este processo pode ser feito com funcionários da própria empresa ou por funcionários enviados pelo fornecedor.

Importante ressaltar que se for uma seleção durante o envase é aconselhável que esta seja feita pelos próprios funcionários, que mesmo não estando familiarizados com esse tipo de trabalho (seleção em linha), foram treinados, são conhecedores e estão comprometidos com a GMP. O que não vai acontecer se a seleção em linha for feita por um funcionário do fornecedor que fabrica embalagens, mas não tem o conhecimento das regras para fabricar produtos.

Se for uma seleção prévia, ou seja, antes de ir para a linha de envase, esta pode ser feita tanto por funcionários da empresa como por funcionários enviados pelo fornecedor. Muitos fornecedores preferem tratar uma reprovação desta forma, para evitar que o lote seja devolvido, evitar os trâmites burocráticos de emissão de notas fiscais, e também o custo do frete.

É de suma importância que todo o processo seja coordenado pelo CQ, que só aconteça em casos de extrema necessidade e quando for possível fazer a seleção prévia. O risco é a exceção se transformar em regra, fazendo com que o CQ perca a responsabilidade e o controle da situação, pois este é o caminho mais curto para se perder a autonomia.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos