Toxicologia

Cosméticos: aspectos toxicológicos e regulatórios

Maio/Junho 2008

Dermeval de Carvalho

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Dermeval de Carvalho

A ABC, Associação Brasileira de Cosmetologia, em agosto do ano passado, nos convidou para organizar um simpósio onde temas relacionados à toxicologia e assuntos regulatórios, abordando ingredientes e produtos cosméticos pudessem ser discutidos.

Não pensamos duas vezes: sentimos a viabilidade do projeto, traçamos diretrizes, planejamos parcerias e, prontamente, aceitamos o honroso convite. Nascia, então, o simpósio “Cosmético: aspectos toxicológicos e regulatórios”.

Aspectos toxicológicos e regulatórios: como abordálos? Segundo Casarett and Doull’s (The Basic Science of Poison, 1980), a Toxicologia pode ser conceituada como a ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas nos organismos vivos, enquanto que a abordagem regulatória assume o caráter legal das manifestações decorrentes dos efeitos adversos nos organismos vivos. A abordagem regulatória opera na coleta e ordenação de dados e na avaliação epidemiológica, bem como de outros parâmetros que permitem a tomada direta de decisões institucionais, visando dar proteção à saúde contra os perigos provenientes das substâncias químicas (www.nicnas.au e Toxic. Letters 126:145-153, 2002.

Para se conhecer um pouco mais sobre o assunto “Cosméticos: aspectos toxicológicos e regulatórios”, seguramente uma boa indicação é recorrer ao banco de dados da Embase http://excerptamedica.com, assim como publicações científicas como Regul. Toxicology and Pharmacol. 49:308- 315, 2007, Toxicology Letters 151:7, 2004, entre tantos outros títulos disponíveis.

Verificamos as dificuldades de acesso à literatura, em razão da carência de bibliotecas de qualidade, exceto aos pesquisadores localizados em universidades públicas e, até mesmo, a falta de conhecimento dos interessados na busca e no manuseio destas informações tem sido constatada.

Mas tornemos às possíveis dificuldades em responsabilidades.

A programação científica foi norteada com o objetivo de propiciar aos participantes a interação com tópicos relevantes e distribuídos de maneira seqüencial, didática, multidisciplinar e profissional.

Durante os cinco dias de trabalho em tempo integral, Princípios de Toxicologia, Toxicologia Analítica, Imunotoxicologia, Bioestatística, Testes para Avaliação de Toxicidade, Aspectos Patológicos, Teratogênese, Ensaios Pré-Clínicos e Clínicos, Assuntos Regulatórios e Éticos foram apresentados. A programação veio ao encontro de recente publicação da British Society of Toxicology que definiu áreas de atuação do Toxicologista.

Todos os assuntos apresentados durante as conferências pautaram-se pela lisura científica, onde a segurança estava acima de qualquer interesse ou hipóteses cientificamente infundadas sendo o lado regulatório destituído de qualquer vaidade dos segmentos envolvidos - regulador, regulado, sociedade científica e academia.

Recebemos 28 iminentes convidados das Universidades de São Paulo, Campinas, Júlio de Mesquita Filho, Federal do Rio de Janeiro e Bélgica, do ECVAM, de Centros de Pesquisas e dos Serviços especializados que durante 34 horas falaram sobre temas de toxicologia e assuntos regulatórios relativos a ingredientes e produtos cosméticos. Contamos com 101 participantes e superamos em cerca de 25% a previsão estabelecida.

A avaliação altamente positiva do Simpósio ficou evidenciada nas respostas dos participantes às perguntas formuladas, dado que para todas as perguntas formuladas, o grau de satisfação mostrou valores surpreendentes. Além do mais, nós que estivemos presentes desde a abertura ao encerramento observamos que a aderência de todos foi maciça, pois o número de assentos desocupados foi praticamente desprezível.

A ABC está convencida que o simpósio “Cosmético: aspectos toxicológicos e regulatórios”, original pela sua própria natureza e de relevante pioneirismo, trouxe enorme contribuição a esta importante área do conhecimento, bem como a sua realização somente se concretizou graças ao forte espírito de união de todos que nele acreditaram.

A difusão, divulgação e a transparente discussão de assuntos relativos à segurança de ingredientes e produtos cosméticos, seguramente, permite de agora para frente ver o tema de duas maneiras: antes e após a realização do simpósio “Cosmético: aspectos toxicológicos e regulatórios”.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos