colunistas@tecnopress-editora.com.br
Da nossa experiência na implantação do processo de Boas Práticas de Fabricação (BPF e C), por inúmeras vezes, nos defrontamos com dificuldades em obter o efetivo comprometimento dos colaboradores das empresas nessa tarefa.
Das várias hipóteses que formulamos para essa resistência, a que mais se mostrou responsável por esse não comprometimento foi a da comunicação.
A comunicação quando realizada por meios e formas adequadas tem impacto favorável no comprometimento dos colaboradores. Mas ao ser operada com qualidade, a comunicação atende aos anseios e as necessidades do colaborador. Uma vez que ao recebê-la, pelo teor da comunicação, o colaborador estabelece a natureza e define a sua extensão.
Uma grande não conformidade ocorre quando a comunicação é realizada fora da ocasião adequada, quando antecipada ou atrasada. A prática mostra que quando antecipada, a comunicação, muitas vezes, ao invés de auxiliar cria dificuldades para o colaborador que ao recebê-la, necessita prover uma área para armazená-la para sua recuperação posterior.
Outra não conformidade da comunicação é a sua disponibilização em quantidade e teor, relativamente, superior e excessivo ao solicitado. Ao afogar o colaborador com informações não solicitadas, o benefÃcio esperado pode se transformar em motivo para seu desinteresse, pela impossibilidade de assimilação e utilizá-la na sua plenitude. Assim, disponibilizar a informação na medida correta e no momento exato deve decorrer das necessidades do colaborador.
Uma das formas que, acreditamos, poderá auxiliar a minimizar as dificuldades na comunicação é conseguir esclarecimentos junto ao usuário, tais como:
- Qual informação é necessária?
- Qual a fonte emissora dessa informação?
- Qual a melhor época para recebê-la?
- De que modo essa informação deve ser fornecida?
- Para onde deve ser enviada?
- Qual a finalidade dessa informação?
Para que tais questionamentos sejam atendidos é fundamental a existência na empresa de um Sistema de Comunicação.
O Sistema de Comunicação é um conjunto de procedimentos e de métodos que atendem às necessidades dos colaboradores.
Este sistema é efetivo quando:
- For mantido durante todo o tempo em condições de atender às necessidades de cada colaborador,
- Evoluir para atender as novas necessidades dos colaboradores,
- Registrar as diferenças encontradas e as atividades desenvolvidas para solucioná-las (rastreabilidade),
- Fornecer ao colaborador, com segurança, a comunicação no tempo adequado e qualidade desejada,
- Mantiver a comunicação atualizada,
- Avaliar, com periodicidade adequada, a qualidade da comunicação e os dados que a produz.
Devemos ressaltar que como qualquer processo da qualidade, o da comunicação necessita de manual de procedimentos e atividades.
A avaliação do sistema pode ser feita entre o descrito no manual e o efetivamente executado.
Devemos também considerar que a comunicação é o suporte dos processos da Qualidade e, portanto, é um processo laborioso que necessita ser aprendido.
De modo geral, a comunicação não é automática, não flui de forma natural, não tem caracterÃsticas de facilidade, não tem resultados garantidos. Para que isso ocorra, é necessário que a percepção de facilidade e naturalidade da comunicação ocorra sem necessidade de mensurar a compreensão da mensagem e também como decorrência do seu envolvimento automático no processo.
A Laura Mercier lança no Brasil mais um item da linha Real Flawless. O co...
O Vichy Colágeno Specialist, novidade da Vichy, foi desenvolvido ...
A Sport Eyelash Máscara, lançamento da Pink Cheeks, proporciona um...
A marca Francis, da Flora, apresenta uma linha de desodorantes antitranspirantes...
A Natura anunciou recentemente o lançamento do primeiro concentrado para ...
A Gaab Wellness, marca de beleza e bem-estar fundada pela empresá...
Pensada especialmente para o cuidado dos cabelos lisos infantis, a linha Novex L...
A família de produtos Match, do Boticário, lança a linha Ma...
A Nars Cosmetics apresenta o Powermatte High-Intensity Lip Pencil, um batom em f...
A linha Natura Luna amplia o portfólio com a chegada de Luna Ousadia, f...