Tricologia

Nutricosméticos e cabelos

Maio/Junho 2009

Valcinir Bedin

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Valcinir Bedin

Nutricosméticos é uma nova classe de produtos da categoria saúde e beleza, e incorpora ingredientes nutracêuticos por via oral, em forma de alimentos ou suplementos nutricionais, por meio de cápsulas, flaconetes, comprimidos, sachês etc. Diferentes dos cosmecêuticos, que incorporam ativos farmacêuticos ou com ação corretiva semelhante aos farmacêuticos para aplicação tópica, os nutricosméticos unem nutrição à saúde do corpo e da pele, por meio de vitaminas, aminoácidos, proteínas e ativos botânicos que oferecem benefícios antioxidantes, e, os assim chamados, recuperadores celulares.

Os cabelos e pêlos são anexos da epiderme e, como tal, originários de tecido epitelial. No caso dos cabelos, existe uma estrutura localizada anatomicamente abaixo do bulbo, a papila dérmica.

A função da papila dérmica é essencialmente nutrir os cabelos e servir de sítio essencial das trocas hormonais locais. É nela que encontramos os vasos sangüíneos e os receptores hormonais, bem como as estruturas nervosas.

Toda vez que nos deparamos com queixas de queda ou afinamento dos cabelos precisamos abrir a chave dos diagnósticos diferenciais e pensarmos nas três possibilidades: quadro genético (hereditário), quadro hormonal (hipófise, tireóide, supra-renal ou ovário/testículo) ou quadro metabólico (baixa perfusão ou baixa nutrição). Claro que devemos também pensar na multiplicidade de fatores e não assumir que a presença de um exclui o outro.

Buscada a causa, cumpre ao médico a melhor prescrição medicamentosa para cada caso. Corrigidos os distúrbios alimentares, hormonais e metabólicos é sempre importante fazer uma suplementação com elementos minerais e vitamínicos.

Outro fator importante é a absorção e conseqüente biodisponibilidade do ativo, para que não ocorra sua transformação intestinal, e conseqüente não-absorção. Admitindo que a qualidade das formulações seja garantida, podemos listar os ativos mais importantes que colocaríamos nesta nova classe de produtos:

- Vitamina E: um potente antioxidante lipossolúvel amplamente disponível.

- Vitamina C: o ácido ascórbico, ou os seus sais, os ascor- batos, são os maiores antioxidantes de fase aquosa, que seqüestram radicais peroxila antes que possam desencadear a peroxidação lipídica

- Coenzima Q: um suplemento alimentar que, apesar de estar presente em muitos elementos da natureza, tem custo elevado

- Licopeno: carotenóide, tem potencial antioxidante maior do que o beta-caroteno

- Flavonóides: antioxidantes polifenóis presentes em vegetais, frutas, vinho tinto e chás, aos quais promovem cor, textura e sabor. Atua inibindo a peroxidação lipídica

- Silício orgânico: constituinte sempre presente nas fibras colágenas e elásticas; portanto, presente em toda a derme. Sabe-se hoje que, no processo de instalação da alopecia androgenética, ocorre o aparecimento de uma estrutura cicatricial na derme subjacente ao folículo chamada “stelae” (estrela),
pelo seu formato e aparência.

Acredita-se que esta situação se deva à desestruturação da derme naquele local, o que justifica a adição de nutricosméticos nas formulações desejáveis que o paciente utilize.

Mas, silício orgânico, silício quelado e silício orgânico estabilizado em colágeno marinho são a mesma coisa? A experiência mostra que não.

O ácido orto-silícico biodisponível (silício orgânico) favorece a regeneração das fibras colágenas e elásticas e atua no sistema de auto-hidratação da derme, funcionando como um de “cicatrização” da derme na área do bulbo capilar, o envelhecimento precoce destas estruturas.

Evoluímos muito desde o aparecimento no mercado, em 1991, do primeiro suplemento nutricional para a pele. Hoje, várias multinacionais têm produtos designados como nutricosméticos e espera-se, apesar da crise, faturamento da ordem de US$ 1 por ano neste setor.

Infelizmente, faltam ainda trabalhos científicos consistentes para que possamos realmente saber se estamos diante de uma nova e honesta tecnologia ou se estamos apenas criando mais uma arma de marketing quando vendemos “pílulas de beleza”.



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