Embalagens

Cartuchos: proteção e beleza ao alcance de todos

Julho/Agosto 2008

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

Diferente de um frasco ou de um pote, onde a exclusividade depende do molde, o cartucho permite que seus criadores dêem asas à imaginação, viajando pelo universo das cores, brilhos e formatos, sem a preocupação com preço e tempo para a confecção do ferramental. O que o consumidor chama “caixinha”, nós, técnicos, chamamos cartucho. O cartucho é a embalagem secundária que protege o frasco de colônia, o pote de creme, o estojo de batom, a bisnaga de tintura para cabelos, todos descritos como embalagens primárias.

Normalmente feito em papel-cartão, também pode ser em plástico transparente ou translúcido (PET, PVC, PP etc). A criação de um cartucho começa pela imaginação do marketing das empresas em conjunto com a área de desenvolvimento de embalagens, mas finaliza-se na área de criação das boas gráficas.

Para empresas cosméticas de menor porte ou sem um departamento próprio, a criação de cartuchos é transferida para a gráfica, que trabalha em parceria com a empresa. As gráficas dispõem de recursos que permitem visualizar as embalagens em poucos minutos, transformando as idéias em mock ups.

Com tamanha facilidade e preços convidativos, o resultado está na diversidade e beleza das “caixinhas” encontradas nos pontos-de-venda, não diferenciando empresas de pequeno ou grande porte.

Tudo parece muito simples, no entanto, é preciso atenção para uma série de pré-requisitos, principalmente com relação ao preço, geralmente cobrado por milheiro.

- Quantidade de compra: quanto maior a quantidade encomendada, menor será o preço do milheiro, porque a produção em alta escala reduz muito o custo, considerando a velocidade de produção das impressoras e também o fato de que quanto mais se faz, menor é a perda de cartão, em percentuais, para regulagem da máquina, perda essa também conhecida por “mala” entre os gráficos. O melhor aproveitamento do cartão, no que diz respeito à quantidade de cartuchos por folha, é importante na redução do preço.

- Gramatura: é o peso por metro quadrado (g/m²) do cartão e quanto mais pesado ele for, mais caro será o preço do cartucho. O peso mais indicado para cartuchos cosméticos está entre 300 e 350 g/m².

Convém citar que o teste de gramatura é um dos mais importantes a ser feito pelo Controle de Qualidade no recebimento de um lote.

Muitas vezes o comprador “briga” com a gráfica e consegue centavos de desconto no milheiro de um cartucho especificado como 350 g/m², porém a gráfica acaba entregando o produto numa gramatura menor e, no final, de nada adiantou a “briga” para a redução de preço, pois a qualidade foi comprometida, o que acontece quando a gráfica não é de confiança e o teste de gramatura não é feito no recebimento.

Ainda falando em qualidade, é importante que a direção de fibra do cartão seja perpendicular aos vincos, o que confere uma montagem perfeita do cartucho.

- Faca: é a ferramenta que faz o corte-e-vinco do cartão, e vai conferir forma ao cartucho depois de colado e montado.

- Cores: muitas cores estão disponíveis para dar vida e beleza ao cartucho sem o aumento representativo do custo, inclusive cores especiais.

- Verniz: é a camada de acabamento que serve para proteger a cor e dar brilho na parte externa do cartucho. Pode ser à base d’agua, calandra ou UV, sendo este último o mais caro, porém o que dá maior brilho e proteção. É possível aplicar o verniz em apenas algumas partes do cartucho, conferindo este beleza e sofisticação à embalagem.

- Hot stamping: é o recurso utilizado pelas gráficas para dar maior brilho, destaque e beleza ao cartucho. São tipos de fitas coloridas que, sob a ação do calor, transferem pigmento ao cartucho, formando letras, desenhos, faixas etc, mas que encarece muito o produto.

Também não podemos esquecer das opções por abas tipos “asas de avião” ou reversas e dos fundos, que podem ser simples ou apresentar os famosos “fundos automáticos” que tanto auxiliam na montagem dos cartuchos na linha de produção. Um outro dado importante é o número de excelentes gráficas disponíveis no Brasil, capazes de fazer cartuchos de qualidade que não ficam nem um pouco atrás dos fabricados por famosas gráficas do resto do mundo.

Por fim, podemos afirmar que todas dificuldades e falta de criatividade que percebemos nas embalagens brasileiras para cosméticos, principalmente, quando se fala em estojos para maquiagem, com certeza não se aplicam aos cartuchos.



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