Temas Dermatológicos

Orientações para a Proteção Solar

Setembro/Outubro 2007

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Apesar dos consumidores estarem bem informados quanto ao uso de produtos cosméticos, não seria demasiado se a indústria pudesse atuar mais ativamente na divulgação de cuidados que alguns produtos necessitam.

Os produtos com proteção solar pertencem a uma classe de produtos de uso indispensável, porém que necessitam de cuidados especiais de uso.

Como sugestão, para os próximos meses de verão, os fabricantes – como campanha promocional de suas linhas - poderiam incluir uma bula na embalagem com informações úteis que certamente ajudariam na perfomance dos produtos, deixariam os consumidores confiantes na sua marca e a indústria estaria contribuindo mais para a elevação do nível de conhecimento e conscientização do consumidor. E por que não, agregando valor ao seu produto.

Como sugestão, essa bula poderia ter o texto seguinte:

O que é protetor solar?

É um produto cuja formulação tem ingredientes capazes de proteger a pele do sol: os filtros solares.

Os filtros podem ser: químico e físico. O primeiro interage quimicamente e transforma a radiação ultravioleta em calor. O segundo forma uma barreira, promovendo a reflexão dos raios ultravioleta.

Os produtos com filtro solar também podem ter outras funções como: hidratantes, vitaminas antioxidantes e clareadores. Podem ser apresentados como pomadas, cremes, géis e loções, adequados aos tipos de pele.

Como escolher o fator de proteção (FPS)?

Pelo tempo que a pessoa queira ficar exposta ao sol sem o risco de queimadura. Uma pessoa que vai a praia sem filtro solar e fica vermelha após 10 minutos, se ela utilizar um produto com FPS 15, após aplicá-lo, poderá ficar 15 vezes mais tempo exposta antes de ficar vermelha, isto é 150 minutos (cerca de 2 horas e meia).

O fator de proteção solar para usar na praia deve ser pelo menos 15, mesmo em pessoas mais morenas.

Como usar o protetor solar?

Em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora, deve ser espalhado em todo o corpo, inclusive orelhas, pés e mãos, 30 minutos antes da exposição solar. O protetor deve ser reaplicado, também em quantidade significativa, de 20 a 30 minutos após o início da exposição. Após isso será necessário reaplicar a cada 2 horas.

Quem deve usar protetor solar?

Todas as pessoas, independentemente da cor da pele e da idade, inclusive crianças e idosos. Mesmo assim após 2-3 horas de exposição é conveniente se resguardar sob um guarda-sol, e vestir uma camiseta ou qualquer outra proteção, para não permitir exposição demasiada da pele. Com as crianças, pela delicadeza da pele, deve-se ter maiores cuidados. Apesar do uso de protetor solar, deve-se evitar que permaneçam muito tempo ao sol. Os idosos, da mesma forma devem ter muito cuidados, pois têm pele com maior dificuldade de defesa. Em relação às pessoas adultas, aquelas de pele mais clara são as mais agredidas pelo sol.

Sol na medida certa

- Evitar o excesso de sol
- Preferir o horário até as 10 horas e após as 15 horas
- Usar sempre filtro solar pelo menos fator 15
- Passar o filtro solar no corpo todo
- Repetir o uso do filtro após os primeiros 30 minutos de exposição
- Não usar bronzeadores sem filtro
- Não usar fórmulas caseiras

Logicamente, cada empresa poderia fazer as suas próprias recomendações. Mas essas são as nossas sugestões.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos