Tricologia

Depilatórios e epilatórios

Maio/Junho 2007

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Para começar, as definições. Estas abaixo extraídas da Anvisa: Decreto Nº 79.094, de 5/1/77, DOU 7/1/77, Título I, Disposições Preliminares - Art.3º Para os efeitos deste Regulamento são adotadas as seguintes definições:

IX - Cosmético: o de uso externo, destinado à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo, tais como pós faciais, talcos, cremes de beleza, cremes para as mãos e similares, máscaras faciais, loções de beleza, soluções leitosas, cremosas e adstringentes, loções para as mãos, bases de maquilagem e óleos cosméticos, “rouges”, “blushes”, batons, lápis labiais, preparados anti-solares, bronzeadores e simulatórios, rímeis, sombras, delineadores, tinturas capilares, agentes clareadores de cabelos, fixadores, laquês, brilhantinas e similares, tônicos capilares, depilatórios ou epilatórios, preparados para unhas e outros.

No Título V, Art. 49, item III, subitem “s”: Depilatórios ou epilatórios: destinados a eliminar os pêlos do corpo, quando aplicados sobre a pele, em tempo não superior ao declarado na embalagem, inócuos durante o tempo de aplicação e sem causar ação irritante à pele, apresentados em formas e veículos apropriados, hermeticamente fechados.

Pêlos corporais

A maior parte dos pêlos corporais pode ser classificada como velus ou terminal. Os pêlos velus são finos e não-pigmentados. Os pêlos terminais são mais grossos e escuros e podem ser dependentes de hormônios sexuais, como os pêlos da região torácica e abdominal dos homens, ou não, como os cílios e sobrancelhas.

Os androgênios promovem a conversão dos pêlos velus em terminais, na maioria das regiões dependentes de hormônios sexuais.

Uma exceção é a região do couro cabeludo, onde, por ação de androgênios, ocorre a involução do folículo piloso. A hipertricose é a transformação de pêlos velus, de textura fina e distribuídos em todo o corpo, em pêlos terminais. Não é causada por um aumento na produção de androgênios, podendo ser congênita ou adquirida. A hipertricose adquirida pode ser ocasionada por ingestão de medicamentos, algumas doenças metabólicas, como hipotireoidismo e porfirias, ou doenças nutricionais, como anorexia, desnutrição ou síndromes de má absorção.

O hirsutismo é definido como a presença de pêlos terminais na mulher, em áreas anatômicas características de distribuição masculina. Pode manifestar-se como queixa isolada, ou como parte de um quadro clínico mais amplo, acompanhado de outros sinais de hiperandrogenismo, virilização, distúrbios menstruais e/ou infertilidade.

Podemos denotar do descrito que, ao depararmos com uma pessoa com excesso de pêlos, precisamos, antes de qualquer coisa, de um diagnóstico preciso para a condução ideal do caso. Afastadas todas as possibilidades de um quadro mais grave podemos optar pela indicação de um método de eliminação dos mesmos.

Hoje temos métodos bem avançados como o uso de laser ou luz intensa pulsada, na qual uma onda eletromagnética destrói as células dos fios, levando à depilação “definitiva”. As aspas se justificam na medida que hoje temos a informação que, se não forem destruídas as células da área do bulge, um novo pêlo voltará a surgir, e que, mesmo os melhores aparelhos só conseguem atingir estas células em aproximadamente 20% dos pêlos tratados, o que faz com que sejam necessárias cinco a seis sessões de laser para se obter o resultado definitivo.

A maior queixa relacionada a produtos cosméticos depilatórios é com relação à agressão causada à pele adjacente aos pêlos, particularmente a dermatite de contato, aos eczemas e à foliculite.

Na tentativa de se destruir os pêlos definitivamente muitos produtos estão sendo utilizados, desde aqueles que destroem a queratina (como derivados de tioglicolatos) até outros que impedem a ação de uma enzima (ornitina descaboxilase– ODC, responsável pelo crescimento do pêlo) como o cloridrato de eflornitina. Este último nem pode ser considerado um depilatório, pois tem de ser usado constantemente para impedir a ação enzimática.

No Brasil, a novidade é o extrato de capim barbatimão, que, quando aplicado em forma de creme, tem conseguido reverter a situação de mulheres com quadro de hipertricose idiopática ou de hirsutismo sem correlação laboratorial. Este trabalho foi desenvolvido no ambulatório de cabelos da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo (SBEC) em associação com a SBME-SP (Sociedade Brasileira de Medicina Estética), e apresentado no último Congresso Mundial de Medicina Estética, em abril de 2006, na cidade de Buenos Aires.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos