Temas Dermatológicos

Mitos e verdades sobre depilação definitiva

Maio/Junho 2007

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

O pêlo é considerado um anexo da pele, não apresentando funções vitais para o organismo. Está relacionado, porém, com aspectos da auto-estima, aparência, atrativo sexual e muitos outros.

Sua eliminação tem levado as pessoas à procura de diferentes métodos, nem sempre adequados, criando mitos e verdades sobre a depilação definitiva.

É importante salientar que o cabelo ou pêlo é uma estrutura localizada na parte mais profunda da pele (derme) extremamente ativo, permanecendo em crescimento e em divisão celular por períodos prolongados. Como curiosidade, sabemos que o folículo pilo sebáceo se situa em segundo pelas células sanguíneas.

Há dois tipos de pêlos no organismo: o pêlo terminal, que é grosso, escuro e tem potencial de crescimento, e o velus (penugem), que é fino, claro e permanece sempre curto.

Nos pêlos do corpo, como os da perna, virilha e axila, embora apresentem um tipo de ciclo semelhante ao do cabelo, o tempo de renovação é mais curto, ocorrendo a troca com maior rapidez. Esse fato leva as mulheres a fazerem uso da depilação.

A chegada do laser

Como se sabe, os métodos de depilação existentes na atualidade são muitos e têm alguns inconvenientes. As lâminas de barbear, por exemplo, deixam o pêlo mais vigoroso, seu crescimento é muito rápido e a pele pode tornar-se irritada. A depilação com cera apresenta grande tendência para o encravamento e infecção.

Já a eletrólise ou eletrodepilação é bastante delicada, pois atinge os pêlos individualmente, mas deixa a pele machucada e manchada.

Com a chegada dos lasers consegue-se uma metodologia mais adequada para acabar com os pêlos indesejáveis. Para se ter uma idéia de sua eficácia, a ação do laser no pêlo está relacionada com a sua afinidade pela cor escura do mesmo, que é bastante forte na raiz.

Em razão deste fato, o laser não atinge pêlos brancos ou pêlos muito claros, tornando impossível, com a tecnologia disponível, atingir os pêlos que não tenham pigmentação escura.

A falta de técnica apurada pode levar a efeitos colaterais indesejáveis.

Antes ou após a aplicação do laser para depilação não é necessário o uso de medicações sistêmicas. No entanto, pode-se preparar a pele com cremes clareadores especiais ao longo de três semanas antes da intervenção.

O tempo de duração da sessão está relacionado com a área a ser trabalhada. A pele pode ficar avermelhada e ligeiramente inchada e nos dias subseqüentes é importante o cuidado com o sol.

A depilação dos pêlos a partir do laser atinge um patamar muito mais adequado, sendo um alento para o tratamento de hirsutismo (aumento de pêlos) e também pêlos encravados.


Princípios de Depilação a Laser

O laser atua pelo processo denominado “fotodermólise seletiva”, pois age somente se o pêlo e o folículo que contenham melanina. O pêlo e o folículo piloso captam a energia do laser e a conduzem até a matriz pilosa que é destruída pelo calor, sem danificar as estruturas delicadas da pele. Isso ocorre em folículos no estado anageno.

Os que estão no estado de involução (telógeno ou catágeno) não estão aptos a captar a energia do laser, razão pela qual deve se esperar que cheguem à etapa adulta para o tratamento. A efetividade do laser depende de fatores como: fase do ciclo folicular (característica de cada pessoa), espessura, cor e profundidade do pêlo, densidade folicular, zona a ser tratada, estado hormonal e número de seções realizadas.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos