Temas Dermatológicos

Lábio também é pele

Março/Abril 2007

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

O lábio é uma região muito delicada que faz a transição entre a pele e a mucosa. Também precisa ser hidratado e protegido, pois sofre com ação dos raios ultravioletas e com as mudanças ambientais. Assim como outras áreas do corpo, precisamos de atenção em relação ao lábio, pois podem ocorrer problemas como herpes, queilites, queratose actínica e até câncer de pele.

Devemos hidratar o lábio pelo menos duas vezes ao dia, com batons e produtos aprovados. Podem ser usados princípios ativos como: ácido hialurônico, manteiga de karité, óleos naturais como uva e maracujá, bases siliconadas, entre outros.

O hidratante ou batom deve ter filtro solar, pois o lábio está constantemente em exposição. Para tomar sol, o FPS deve ser pelo menos 15 e ser repetido a cada duas horas.

O lábio e a região perioral podem ser acometidos pelo herpes tipo 1, um vírus recorrente que torna- se ativo quando há baixa de resistência. Quando o indivíduo se expõe ao sol em excesso o herpes pode reaparecer deixando manchas e cicatrizes.

A queilite actinéica é uma inflamação do lábio, tornando- o inchado e ressecado. Ocorre principalmente em pessoas que se expõem excessivamente ao sol e têm o lábio protuso.

Há também outro tipo de queilite, que é a queilite angular, espécie de assadura nos cantos da boca (boqueira). Esta pode ocorrer por falta de vitaminas, problemas dentários e estomacais e também estresse.

Atenção especial deve ser dada às alterações de cor e esbranquiçamento dos lábios.

Placas endurecidas e esbranquiçadas e leucodérmicas (perda de pigmentação) na mesma região podem ser um início de um câncer de mucosa. Fumantes têm mais chance de desenvolver câncer nesta região. Indivíduos claros que trabalham ao ar livre e tomam muito sol também são mais predispostos. Em geral, o câncer que acomete esta região é o espino celular, caracterizado por enduração e ferida no local.

Além destas doenças também pode ocorrer a dermatite de contato, com coceira e inflamação – corantes e preservantes usados no batom podem ser a causa desta alteração.

Como vemos, os cuidados e a atenção em relação ao lábio são importantes para mantê-lo bonito e saudável. Ainda em tempo, é bom lembrar que hoje existe um apelo para que os lábios sejam maiores e carnudos. São usadas técnicas de preenchimento para delineá- los ou aumentá-los.

O material escolhido e a técnica aplicada devem ser rigorosos para não causarem deformidades ou problemas de rejeição. Na região dos lábios é melhor escolher materiais não definitivos e aplicá-los com critério e responsabilidade.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos