Tricologia

Proteção contra o Envelhecimento Capilar

Janeiro/Fevereiro 2007

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

COM A IDADE, OCORRE DIMINUIÇÃO DAS camadas de células da cutícula que enfraquece, se torna frágil e perde o brilho

O processo de envelhecimento ainda não está totalmente esclarecido. Especula-se que a teoria mais provável seja aquela na qual o telômero (parte terminal do cromossomo) vai se encurtando, fazendo com que as células-filhas fiquem diferentes das células-mães.

Com os cabelos o que ocorre é que estes vão se tornando mais frágeis, pois a queratina, a proteína que dá a dureza aos cabelos, perde as qualidades com a ação do tempo, do sol e das agressões dos produtos químicos aplicados durante toda a vida.

A quantidade de fios também diminui. Ao nascer temos aproximadamente 600 fios por cm2 e se chegarmos aos 80 anos teremos aproximadamente 300 fios apenas na mesma área!

Este é um processo natural do envelhecimento.

Outra dádiva do envelhecimento são os fios brancos. Aparecem quando ocorre a apoptose (morte celular programada) do melanócito, levando o cabelo a deixar de produzir melanina, proteína que dá cor - esse pigmento é substituído pelo ar. No início, o fio branco fica mais grosso (por causa do ar). No entanto, como são mais frágeis e quebradiços, após a saída do ar, os cabelos brancos ficam mais finos que os coloridos.

A textura do fio também se altera. Fica mais áspera especialmente por causa da perda da proteína. Como brilho é devido ao reflexo da luz, a limpeza do fio e a qualidade da haste dos cabelos podem alterar essa propriedade.

A cutícula, parte mais externa dos cabelos, é formada por até oito camadas de células quando se é jovem. À medida que envelhecemos estas camadas diminuem, tornando a cutícula mais frágil. Cutícula não íntegra tem como conseqüência a falta de brilho.

Portando pode-se concluir que os cabelos realmente envelhecem e um tratamento pode retardar esse processo. E aí os shampoos e condicionadores têm papel relevante.

Considerando que a função do shampoo é essencialmente limpar os fios e o couro cabeludo, acrescentando ativos adequados é possível prevenir o envelhecimento e minimizar os danos causados ao longo do tempo, devido a escovação, tratamentos etc.

Para evitar a deterioração causada pelo sol, especialmente em países tropicais como o Brasil, a adição de um filtro solar (quaternizado) à formulação do shampoo e do condicionador é uma boa medida.

Ativos que tenham a função de recuperar a cutícula, como os silicones e derivados, podem ser adicionados aos condicionadores do tipo sem enxágüe e, nanoqueratina ou queratina vegetal (polímeros) nos produtos para recuperação de danos mecânicos.

Estimulantes da produção natural da queratina e estimulantes da velocidade de crescimento dos cabelos também podem ser acrescidos às fórmulas dos produtos de limpeza.

Pigmentos adicionados aos shampoos (tonalizantes) - que lavam colorindo - têm a função de neutralizar o efeito deletério da canície, mas infelizmente não se tem notícia de nenhum ativo capaz de reverter o processo de embranquecimento dos fios.

É claro que não devemos esquecer os tratamentos coadjuvantes para recuperar os fios danificados que transcendem aos shampoos e aos condicionadores: são os banhos de óleo, as hidratações e as cauterizações com os mais diversos produtos, todos com a perspectiva de devolver aos cabelos sua estrutura sadia e a aparência jovem.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos