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Talvez a principal razão desta coluna existir seja o título acima. Diferente dos medicamentos, nos quais a função principal da embalagem é proteger e preservar as características do produto, os cosméticos precisam ter uma embalagem que agrade, ou seja, a embalagem é fator decisivo na hora da compra.
Qual seria a embalagem perfeita?
O ovo, que acondiciona um alimento que irá se transformar em vida? O coco, que harmoniosamente armazena e preserva um alimento sólido e um líquido?
No mundo cosmético a embalagem perfeita é aquela que acondiciona, facilita o uso, protege e informa, mas, acima de tudo, é aquela que agrada, que faz com que a consumidora não a jogue fora, mesmo depois de acabado o produto.
Veja o exemplo das embalagens de batons importados, mais parecem jóias, um troféu que toda mulher se sente orgulhosa e importante ao retirar da bolsa e exibir em local público, ao retocar a maquiagem.
Grandes empresas trazem especialistas de outros países para criar suas embalagens. São verdadeiros artistas que cobram caro pelo projeto. Em contrapartida, usam o nome desses artistas na divulgação do seu produto.
Na década passada, um famoso estilista lançou uma linha de batons com estojo que era banhado a ouro, ou seja, a consumidora comprava uma verdadeira jóia.
Além dos estojos diferenciados de batons, temos as formas, cores e brilho das embalagens dos perfumes, a beleza das tampas, a praticidade das válvulas, o design das embalagens de blush, sombra, pó compacto, a proteção das embalagens air less, necessárias para produtos que perdem sua eficácia em contato prolongado com o oxigênio, além de outras inovadoras e práticas.
Na maioria dos produtos cosméticos o custo da embalagem é maior que o custo do produto. Isso não significa que o produto não tenha qualidade, mas significa que é de fundamental importância investir no diferencial da embalagem.
Cada vez mais as empresas têm investido em moldes próprios, são donas exclusivas de formatos de embalagens que as tornam conhecidas e reconhecidas no competitivo mercado cosmético. Essas embalagens são patenteadas e têm sua reprodução proibida por outras empresas.
Mesmo as que não têm moldes próprios e exclusivos procuram usar embalagens do mercado, porém, diferenciam- nas pela quantidade de cores de seus rótulos, pelo uso de hot stamping (fitas que pela ação do calor transferem cores nobres, brilhantes ou foscas, geralmente, ouro ou prata para o corpo das embalagens).
Pela importância que agrega nos produtos cosméticos, a embalagem tem controle de qualidade focado nos testes por atributos. Não bastam testes dimensionais, é necessário ter critérios rigorosos de aprovação para os defeitos visuais no corpo da embalagem.
Quem compra um cosmético, o faz para uso próprio ou para presentear alguém, por isso, defeitos visuais na embalagem não são tolerados.
Hoje somos o terceiro país consumidor de cosméticos. Perdemos apenas para Estados Unidos e Japão, colocandonos à frente de França, Alemanha e outros.
De olho nesse mercado, estamos assistindo à verdadeira invasão do Brasil por embalagens asiáticas. O que chama a atenção é a diversidade e a beleza dessas embalagens. Está claro que a qualidade precisa ser minuciosamente avaliada. De qualquer forma, é mais uma opção para o nosso competente time de profissionais que desenvolvem produtos.
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