Temas Dermatológicos

Cuidados com a pele

Março/Abril 2008

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A pele nos protege, acalenta e reflete nossas emoções. Ela pode e deve ser protegida de forma inteligente e equilibrada.

Para tratar bem da sua pele é importante identificá-la:

- Pele normal é considerada a pele ideal, apresenta espessura mediana, secreção equilibrada, cor rosada, tônus e elasticidade uniformes, superfície lisa e aveludada, brilho normal e poros não perceptíveis.

- Pele oleosa tem espessura aumentada, caracteriza-se pela produção excessiva de óleo (são mais suscetíveis à seborréia) que lhe confere maior brilho e provoca a abertura dos poros, principalmente na zona central (testa, nariz e queixo). Em geral, é bem resistente, tolerando melhor as agressões e envelhecendo mais lentamente.

- Pele seca apresenta pouca produção sebácea, costuma ser opaca, sem brilho e desidratada. A falta de água da pele seca se intensifica pela falta de óleo, que evita sua evaporação. Sua espessura é bem fina, os poros diminuídos, o aspecto descamativo. Sendo pouco elástica, a pele seca mostra finas rugas e tendência ao envelhecimento precoce.

- Pele mista é um tipo de pele muito comum. Sua zona central tem características de pele oleosa e as partes laterais, de pele seca.

- Pele sensível é fina, seca, avermelhada e sensível. Apresenta vasos dilatados, os quais podem ser chamados telangectosias ou “couper rose”.

A pele sensível fica vermelha com mais facilidade. Em geral, esta reação ocorre com a maioria dos cosméticos, podendo ser irritação ou mesmo alergia. A pele sensível reage mais aos cosméticos.

Alguns cuidados diários contribuem para a saúde da pele, podendo-se citar:

- Limpeza: é necessária, pois a pele elimina permanentemente sebo e gorduras, além do suor, formando uma película de proteção. Esta emulsão é fundamental para a lubrificação, proteção da pele. A glândula sebácea é uma estrutura localizada na derme que tem como função a produção de sebo, o qual desemboca na superfície cutânea. Quando produzem mais sebo do que é necessário, a pele se torna oleosa e seborréica. Para manter a pele com aparência saudável, é necessária a limpeza diária, para remover as células mortas, gordura e impurezas.

Usar apenas água não é o suficiente, é preciso desengordurá- la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.

A pele deve ser limpa duas vezes ao dia: pela manhã e à noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.

- Hidratação é importante para manter o viço da pele. A falta de água (ressecamento) e a diminuição da elasticidade da cútis ocorrem quando há perda de água da camada mais superficial da pele (estrato córneo).

Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso é comum ver idosos com a pele ressecada. O fumo e outros poluentes também ocasionam maior perda de água.

Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação.

- Filtro solar: num país tropical, o uso diário é importante para prevenir queimaduras, evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

As peles são classificadas de I a VI conforme a sua coloração e resposta ao Sol.

A pele tipo I é aquela que sempre queima e nunca bronzeia, e a pele tipo VI sempre bronzeia e nunca queima.

Hoje é importante o uso de filtro que também proteja em relação à UVA. O FPS deve ser pelo menos 15, mesmo para pessoas de pele morena, devendo ser aplicado em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Deve ser utilizado 20 a 30 minutos antes do início da exposição, e a cada duas horas, ou após contato com a água ou suor excessivo.

As pessoas que se expõem de forma intensa por praticar esportes ao ar livre devem usar bloqueadores solar (proteção mais ampla) e também resistentes à água.

A pele não é uma simples camada de células inertes; é, antes de tudo, um órgão que regula um centro nervoso receptor de sensações, e além disso, uma barreira seletiva.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos