Embalagens

Compactadores: bandejas, moldes e estojos

Março/Abril 2008

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

Poucas empresas fabricam maquilagem, principalmente os pós (compactados). As principais causas dessa realidade são o alto investimento em equipamentos, as opções de baixo custo da terceirização, a dificuldade no acerto de cor e a baixa qualidade do produto final.

No entanto, existe, outra razão, que é a falta de conhecimento dos processos produtivos aliados à carência de profissionais que dominam essa tecnologia.

Para a fabricação dos pós (blush, sombra, pó compacto etc.), o equipamento mais utilizado para micronização é o moinho de martelos, que já está ultrapassado, pois não confere ao produto final maciez e sedosidade, características dos produtos fabricados nos micronizadores que trabalham sob alta pressão.

No primeiro caso, as partículas de pó têm formas pontiagudas e, no segundo, arredondadas. Conseqüentemente, há uma brutal diferença de qualidade entre os dois produtos. Para aprimorar a qualidade dos pós micronizados em moinhos de martelos existem opções de matérias-primas, que dão “acabamento” melhorando a textura.

Depois da fabricação, o pó será compactado, processo que ocorre em máquinas que pressionam o pó dentro de uma bandeja. Essa compactação é obtida por meio de ferramental (punções e bases), que é parte integrante das compactadeiras, que, por sua vez, pode trabalhar com formatos diferentes de punções e bases, de acordo com o formato da bandeja.

É exatamente sobre essa etapa do processo que vamos concentrar nossa atenção, pois aqui entra em cena um componente de embalagem conhecido como bandeja de folha de flandres, uma liga metálica de ferro-estanhado que não é encontrada na natureza, mas obtida mergulhando-se uma lâmina de ferro (isenta de ferrugem) em estanho fundido, o que a deixa revestida pela camada protetora do estanho.

A folha de flandres é largamente utilizada em embalagens de alimentos, tintas etc. Em cosméticos é utilizada para acondicionar maquilagens em pó compactadas.

Existem poucos tamanhos e modelos de bandejas em folhas de flandres para maquiagem disponíveis no mercado. Porém, o que pouca gente sabe é que fazer um novo formato de bandeja não custa caro e não demanda muito tempo, ou seja, é possível ter um formato diferente dos existentes no mercado sem gastar muito. Também é relativamente rápido e barato fazer o ferramental que será usado para compactação do pó no novo formato de bandeja.

O outro componente de embalagem, parte integrante deste conjunto, é o estojo de maquilagem, com poucas opções fabricadas no Brasil, porém com inúmeras variedades quando falamos de importados.

Resumindo, podemos dizer que é possível escolher um belo estojo importado de maquilagem sem a preocupação com o formato de bandeja que vai ser utilizado nesse estojo, pois se não existir no mercado interno um formato compatível com o espaço do estojo, em pouco tempo e com baixo investimento se faz uma nova bandeja e o respectivo ferramental para compactação.

A bandeja de folha de flandres só não pode ser utilizada em pancakes, pois normalmente (é comum) se utilizar uma esponja umedecida para retirar o pó para uso.

A umidade da esponja vai enferrujar a bandeja de flandres. Nesse caso, usa-se o alumínio, que é mais caro que o flandres, mas não enferruja.

Integrante da família das embalagens metálicas, a bandeja de folha de flandres é o componente mais barato do conjunto de embalagem para maquilagem e passa despercebida pela consumidora; porém, para o fabricante de cosmético, tem a mesma importância dos demais componentes.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Bom dia! lí o artigo da Dr@Denise e achei muito interessante, gosto muito dessa coluna e sou fã dela! At.te Murilo Martins Florianópolis

por Sergio Murilo Martins 21/04/2020 - 12:05

Agradeço! É muito gratificante receber um recado como este! Denise

por Dra. Denise 19/05/2020 - 11:08

Novos Produtos