Boas Práticas

Reflexões

Novembro/Dezembro 2024

Carlos Alberto Trevisan

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Carlos Alberto Trevisan

Está claro para os leitores que a má qualidade de um produto ou serviço e a consequente frustação da expectativa do cliente podem provocar danos irreparáveis à empresa. No atual estágio das comunicações, quando os fatos são difundidos quase instantaneamente, é fundamental que os princípios da Qualidade sejam priorizados em todas as atividades realizadas pela empresa.

Ao não ser considerada essa premissa, a negligência com a qualidade pode provocar efeitos danosos na empresa, como a perda da confiança dos clientes e, consequentemente, a diminuição de vendas e a redução de lucros.

A Qualidade pode ser considerada o esqueleto da empresa. Há casos de empresas que fazem altos investimentos em sistemas informatizados e robustos, utilizados nas áreas administrativa e comercial, entretanto, negligenciam as áreas da Qualidade.

Infelizmente, a pressão do alto comando da organização para a reduzir custos e/ou o aumentar da margem de lucratividade, induz à utilização de recursos tecnológicos muitas vezes não adequados ao processo, que pode resultar em alterações na qualidade e, consequentemente, em efeitos danosos para a imagem da empresa, além de ocasionar perdas financeiras.

Para que esses recursos sejam efetivamente utilizados em todas as etapas do processo, com resultado positivo, é importante adotar uma abordagem mais realista da Qualidade. Isso é fundamental para que a empresa possa seguir os padrões pré-estabelecidos e, assim, atingir o grau de excelência em todas as fases do ciclo de vida do produto, desde a sua criação, passando pela fabricação e pela distribuição, até o pós-venda.

Ao considerar a importância da Qualidade e investir na atualização de seus processos, os riscos das não conformidades podem ser reduzidos e, consequentemente, isso pode salvar a reputação da empresa, o que significa uma vantagem competitiva para o negócio.

Portanto, é fundamental lembrar, sempre, que priorizar a Qualidade para satisfazer as expectativas do consumidor aumenta sua fidelização, o que significa outra vantagem competitiva para o negócio.

Não se deve permitir que os projetos de redução de custos e as transformações digitais impactem a Qualidade para maximizar os resultados da empresa. Deve se dar prioridade à Qualidade em todas as atividades da empresa, não permitindo que seja necessário, posteriormente, mitigar os efeitos danosos de mudanças frustradas.

Uma das maiores dificuldades encontradas, quando se inicia a implantação de melhorias por meio da informatização da Qualidade e dos processos industriais, reside na dificuldade em obter a aderência dos colaboradores e convencê-los da importância de sua implantação. Portanto, vamos refletir sobre isso.



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