Temas Dermatológicos

Novas formas cosméticas

Novembro/Dezembro 2024

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A ciência e a tecnologia evoluem com a rapidez da luz e trazem respostas mais eficazes e seguras para nossos pacientes.

Na dermatologia, temos vários ativos interessantes que ajudam na recuperação e otimização de tecidos saudáveis.

Os procedimentos relacionados a essas novas fórmulas regenerativas na cosmética estão focados em reparar, renovar e rejuvenescer a pele, promovendo a recuperação de danos causados por fatores como envelhecimento, exposição solar, poluição e outros agressores ambientais. Essas fórmulas utilizam ingredientes de alta tecnologia, que trabalham na regeneração celular, cicatrização e produção de colágeno e elastina, entre outros benefícios. A seguir relaciono alguns dos principais pro- cedimentos e as tecnologias envolvidas nessas novas fórmulas regenerativas:

- Uso de fatores de crescimento: que são proteínas que promovem a regeneração celular, ajudando a reparar tecidos danificados e a estimular a produção de colágeno e elastina.

Os produtos contendo fatores de crescimento são aplicados diretamente na pele após a limpeza e a tonificação, geralmente em forma de séruns ou cremes. Muitas vezes, são utilizados em conjunto com procedimentos estéticos como microneedling (microagulhamento), no qual a pele é microperfurada para facilitar a absorção dos ativos regeneradores.

- Peptídeos bioativos: são cadeias de aminoácidos que atuam como sinalizadores para as células da pele, indicando que é hora de reparar e renovar os tecidos.

Produtos com peptídeos bioativos podem ser utilizados em tratamentos diários, como parte de uma rotina de cuidados com a pele. Eles são geralmente incorporados em séruns e cremes, aplicados na pele após a limpeza e a esfoliação, facilitando o processo de regeneração celular.

- Nanotecnologia: envolve a utilização de nanopartículas para encapsular ingredientes ativos e garantir que eles penetrem nas camadas mais profundas da pele, onde os processos regenerativos acontecem.

Produtos com nanotecnologia podem ser utilizados após tratamentos de renovação, como peeling químico ou laser, quando a pele está mais receptiva à penetração de ativos. Eles também podem ser usados diariamente em cremes e séruns.

- Extratos de células-tronco vegetais: são ingredientes derivados de células-tronco vegetais (como as de maçãs suíças) são conhecidos por sua capacidade de promover a longevidade das células da pele, protegendo contra o envelhecimento prematuro e danos externos.

Esses extratos são aplicados em forma de cremes ou séruns regenerativos, geralmente de manhã e à noite, como parte de uma rotina regular de cuidados com a pele.

- Retinoides e outros derivados de vitamina A: os retinoides são derivados da vitamina A, que estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno, melhorando a textura e a aparência da pele.

Produtos com retinoides devem ser aplicados à noite, já que podem sensibilizar a pele à luz solar. Eles são aplicados após a limpeza da pele, geralmente em combinação com hidratantes para minimizar o risco de irritação.

- Produtos com niacinamida: a niacinamida (vitamina B3) é conhecida por sua capacidade de aumentar a produção de ceramidas na pele, que ajudam a restaurar a barreira cutânea e promover a regeneração.

Produtos contendo niacinamida são aplicados como parte da rotina diária de cuidados com a pele, geralmente após a limpeza e antes do hidratante. A niacinamida também ajuda a reduzir a inflamação e uniformizar o tom da pele.

- Ácido tranexâmico: é um ingrediente inovador na regeneração e uniformização da pele, que ajuda a reduzir a pigmentação pós-inflamatória e manchas.

Geralmente usados em produtos tópicos, como cremes clareadores ou loções, o ácido tranexâmico é aplicado diretamente nas áreas com manchas ou no rosto inteiro, dependendo da concentração.

- Probióticos e pré-bióticos: esses ingredientes ajudam a equilibrar a microbiota da pele, promovendo um ambiente saudável que facilita a regeneração celular e a reparação da barreira cutânea.

Esses produtos são aplicados na pele como parte de rotinas diárias de cuidados, geralmente sob a forma de loções ou cremes regeneradores, ajudando a fortalecer a função protetora da pele.

As novas fórmulas regenerativas cosméticas alavancam essas tecnologias para entregar resultados mais rápidos, com uma pele mais saudável, jovem e resistente a danos. Muitos desses procedimentos também são combinados com tecnologias da área de estética, como lasers ou microagulhamento, para maximizar os efeitos regenerativos.





Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos