Boas Práticas

A IA e a qualidade

Outubro 2024

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

A implantação do conceito de Indústria 4.0 foi fundamental para permitir a tendência de automação e de manipulação de informações nas atividades da produção, incluindo sistemas, internet das coisas, tecnologia da informação e comunicação, nuvem e computação, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina.

A Qualidade 4.0 envolve pessoas, processos e tecno- logias que possibilitam alcançar esses objetivos por meio da digitalização. Ela não altera as formas de utilização das ferramentas e metodologias tradicionais, porém possibilita a melhoria contínua desses recursos.

Esses movimentos permitem a produção de produtos melhores a custos razoáveis, possibilitando sua adequação às variações na demanda, reduzindo o tempo de processamento desses itens e, portanto, permitindo que tenham melhor condição de competitividade no mercado.

A combinação de digitalização e automação possibilitará que os produtos tenham melhor qualidade e reduzirá falhas e não conformidades de origem manuais desses itens, com a consequente solução mais rápida das dificuldades. A resultante será a redução das falhas e não conformidades e levará a grandes economias em relação ao custo da má qualidade. Adiciono, também, a redução do tempo gasto com controle e tempo de inspeção, o que reduz os tempos de operação. A inspeção das atividades e dos processos será realizada ao mesmo tempo, com aumento da eficiência de todo o sistema de produção.

Baseadas nos resultados dessas melhorias e aliadas a novas tecnologias, as organizações buscarão implantar sistemas automatizados para a coleta das informações necessárias para possibilitar que avaliem a exatidão de produtos e processos.

As melhorias obtidas com a Qualidade 4.0 irão impactar a forma como operamos. Os equipamentos automatizados, combinados com os sistemas produtivos capazes de coletar dados em tempo real e com grande precisão, possibilitarão que os inspetores alterem as metodologias utilizadas nos processos de avaliação da qualidade.

A utilização de sistemas de controle avançados, que serão incorporados às linhas de produção, permitirá que se obtenham informações precisas e exatas da qualidade dos produtos e processos e o controle permanente dessa qualidade.

A consequência imediata disso será a redução da variação do sistema de medição da performance, a qual também poderá ser reduzida, quiçá completamente eliminada, possibilitando que a organização se concentre na melhoria do desempenho de seus processos.




Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos