Boas Práticas

Custo da Qualidade

Março/Abril 2024

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Nesta oportunidade, vou abordar um dos aspectos mais importantes, mas que infelizmente é pouco considerado, quando se aborda o assunto Qualidade. Na maioria dos casos, as empresas consideram que são custos da Qualidade: o retrabalho, as perdas, o recall etc. Igualmente, e o que é mais importante, elas devem considerar o quanto a Qualidade lucra, pois a boa Qualidade reduz os custos e aumenta as vendas e a produtividade.

A legislação brasileira define que a Qualidade deve ser incorporada ao produto ou ao serviço, e a série de normas ISO 9000 também aponta a Qualidade como parte integral de qualquer processo.

A melhor maneira de introduzir Qualidade em um produto é fazer isso após a implantação efetiva do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Todavia, se sua implantação não se comunicar com as demais áreas da empresa, isso vai acarretar perdas da Qualidade e aumentar a possibilidade de que ocorram falhas humanas nas operações.

Nas empresas de produtos para a saúde e higiene deve existir obrigatoriamente um SGQ que seja funcional em todas as suas áreas.

Um SGQ mais adequado é aquele que se incorpora aos processos em vez de forçar que sejam feitas alterações nesses processos para se atingir o SGQ.

Um fato que deve ser considerado é que muitas empresas ainda hoje utilizam sistemas baseados em papel ou híbridos (papel e automatizados) para o controle das suas ações, o que faz com que necessitem de maior tempo para possibilitar que estas sejam realizadas com Qualidade.

Se um sistema já for automatizado, isso não vai significar que ele não seja flexível, pois atualmente os softwares existentes possibilitam que se façam as flexibilizações necessárias, sem que a integridade e a segurança do sistema sejam postas em risco.

Atualmente, em uma empresa, as áreas que são impactadas pelo SGQ têm aspectos dinâmicos e competitivos, sendo a habilidade para a incorporação das alterações necessárias uma prática fundamental para possibilitar a continuidade do processo da Qualidade.

A automação do SGQ é um grande avanço no que diz respeito a tempo, esforços e custos.

O SGQ deve possibilitar que sejam feitas alterações tanto nos aspectos mercadológicos quanto nas determinações regulatórias.




Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos