Boas Práticas

A Qualidade como ferramenta do ESG

Março/Abril 2023

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Como sabemos, ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, significando utilizar fatores ambientais, sociais e de governança para avaliar empresas e países sobre o quão avançados estão em relação à sustentabilidade.

As ações necessárias para a implantação das práticas ESG nas empresas têm, indubitavelmente, que se apoiar em uma estrutura e/ou em um sistema, que permita(m) a essas ações atingir todas as áreas das empresas. Previamente à implantação das práticas ESG, as empresas devem estar conscientes sobre quais devem ser as ações para que obtenham a Qualidade Total e se comprometer em realizá-las.

Para que isso aconteça, é necessário que a empresa tenha efetivamente uma estratégia.

Já afirmava Peter Drucker: “Estratégia é o alimento no café da manhã”. Ou seja, se a empresa almejar atingir os objetivos ESG, terá obrigatoriamente que realizar um planejamento adequado.

Quando avaliamos os tópicos das Normas ISO que se referem à implantação do Sistema de Qualidade Operacional, Ambiental e Compliance e Governança, encontramos um ótimo roteiro para poder implantar as ações requeridas para o efetivo cumprimento dos requisitos operacionais ambientais, de governança e de compliance.

Para alguns pode até parecer que, se a empresa não atender aos requisitos das normas ISO 9000, ISO 14000 e ISO 37301 e ISO 37000, ela não estará pronta para assegurar a existência da ESG.

O que afirmo é que, se a empresa atender aos requi- sitos dessas normas, será muito mais rápida e eficiente a implantação do processo ESG em todos os níveis da organização.

Um dos fundamentos para a implantação das práticas ESG é a utilização da ferramenta PDCA, a qual é de conhecimento de todos os envolvidos com o processo da Qualidade. Para os leitores não familiarizados com o termo PDCA, trata-se de um método de gestão utilizado para o controle e para a melhoria contínua de processos e produtos. A ferramenta PDCA também é conhecida como círculo/ciclo/ roda de Deming.

Se nos atentarmos à estrutura das normas ISO citadas, perceberemos que todas têm requisitos semelhantes, a começar com o de Responsabilidade da Administração.

Devemos também considerar que a gestão de riscos é um dos efeitos benéficos para a organização.

Outro requisito que todas possuem em comum é referente à participação das pessoas da organização para atingir os objetivos.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos