Temas Dermatológicos

Bem-estar ou estar bem

Maio/Junho 2022

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Parece um jogo de palavras, mas há um significado diferente entre bem-estar e estar bem.

Bem-estar pode ser momentâneo, quando estamos com quem gostamos ou quando recebemos o abraço de um filho ou, ainda, numa brisa que acaricia nossa pele.

Estar bem significa mais do que um momento de felicidade, pois todo o conjunto do ambiente necessita de harmonia e equilíbrio.

Estar bem depende de um estilo de vida que propicia saúde física e mental.

Hoje, a medicina integrativa enxerga o indivíduo como um todo, e não podemos separar cada órgão como se ele fosse independente dos outros.

Estar bem é ter saúde, que é construída com a melhoria da alimentação e do sono, exercícios físicos e controle do estresse.

Hoje sabemos que a genética é importante e determina tendências familiares e individuais.

No entanto, a epigenética, que é influenciada pelo estilo de vida, pode orquestrar a expressão desses genes, ajudando a defender a saúde como um todo.

A pele é o maior órgão do corpo humano e também aquele que nos defende das agressões exteriores.

A pele reflete a saúde do organismo e manifesta gritos de socorro com alterações como psoríase, eczemas, melasma, acne, rosácea e vitiligo, entre outros.

O tratamento de todas essas doenças depende do estilo de vida e dos cuidados diários com a pele.

A psoríase, que é uma doença inflamatória, dificilmente irá melhorar, mesmo com um ótimo tratamento, se o indivíduo beber álcool todos os dias e dormir muito mal.

A acne não irá melhorar se não houver equilíbrio hormonal, e a rosácea irá permanecer se a pessoa mantiver um estresse exagerado.

Cuidar da pele e tratar doenças de pele passa por equilibrar a alimentação, dormir de 6 a 8 horas respeitando o ciclo circadiano, por exercícios regulares de força e explosão e por controle do estresse.

Além disso, são fundamentais os cuida- dos do dia a dia, como limpeza, hidratação e fotoproteção para ajudar a pele em relação às agressões do ambiente externo.

Para manter a pele saudável e bonita, é preciso mais do que o simples bem-estar, mas sim estar bem.

Cuide-se.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos