Temas Dermatológicos

Cuidados com a sua pele: faça você mesmo

Março/Abril 2022

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Os principais cuidados diários com a pele são: limpeza, hidratação e foto- proteção. Esses cuidados garantem que a nossa pele se mantenha saudável e promovem a proteção eficaz da barreira cutânea.

A limpeza deve ocorrer duas vezes ao dia com produ- tos adequados ao tipo de pele, que não causem alergia, descamação ou entupimento dos óstios. Este produto deve ser totalmente retirado.

A hidratação mantém a capacidade de barreira cutânea da pele. Deve ser feita pelo menos uma vez ao dia em todos os tipos de pele. O fotoprotetor ou os produtos antienvelhecimento podem estar associados ao hidratante.

O fotoprotetor irá prevenir tanto o câncer de pele como o fotoenvelhecimento. O filtro pode ter ativos agregados, como vitaminas, peptídeos e hidratantes, sendo necessário se adequar a cada tipo de pele. Seu uso é preconizado pelo menos duas vezes ao dia.

O que podemos utilizar, além desses cuidados, para que nossa pele possa ter mais estímulos para preservar o viço, a textura e a coloração saudável?

Alimentação com comida de verdade, atividade física regular e moderada, sono reparador e diminuição do estresse ajudam muito na manutenção da juventude cutânea.

Os ácidos retinóico e glicólico ajudam a renovar e oxigenar os tecidos. Eles estimulam a troca da pele e também a formação de colágeno. Portanto, vale, para a pele, incorporar o uso dos ácidos, de preferência à noite, alternando ou complementando com hidratantes.

Os ácidos podem irritar e ressecar a pele devido a sua concentração e conforme a sensibilidade de cada um. Portanto, a frequência do uso e a alternância ou associação com hidratantes é fundamental.

Outros ativos que podem ajudar na qualidade da pele são os antioxidantes. A principal representante do grupo é a vitamina C, mas também são benéficos a vitamina E, o resveratrol, o ácido lipóico, a vitamina A, a luteína e a coenzima Q10, entre outros. Eles promovem a antioxidação, neutralizando os efeitos nocivos do sol, da poluição, do cigarro e de remédios, entre outros. A vitamina C pode ser incorporada ao hidratante ou até mesmo ao filtro solar. Além disso, na formulação, pode haver combinação de antioxidantes que tenham ação sinérgicas, como a vitamina C associada à vitamina E.

Outro grupo importante de ativos são os peptídeos, que são aminoácidos com várias funções na pele, como neuro-modulação, controle da inflamação e estímulo de colágeno.

A combinação dos cuida- dos básicos, como limpeza, hidratação e fotoproteção com ativos dessas três categorias (ácidos, antioxidantes e peptídeos), irá ajudar muito na qualidade e longevidade da pele.

Cuide-se!



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos