Boas Práticas

Comunicação e Qualidade – Parte 2

Março/Abril 2022

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Ao entender a mensagem de um comu- nicado, o ouvinte, automaticamente, amplia sua capacidade de ouvir e, consequentemente, de compreender o conteúdo do que está sendo transmiti- do. Assim ele estará apto a receber as mensagens sem distorções ou ruídos.

Quando o ouvinte entende e respeita os conceitos transmitidos pelo interlocutor, amplia-se a confiança mútua na comunicação e são criadas condições para que novos conceitos sejam explicitados.

O processo da Qualidade tem, fundamentalmente, que sensibilizar os parceiros para difundir as informações. Demonstra, também, a efetiva importância da comunicação tanto para se obterem os resultados desejados quanto para se obterem os indesejados. Motiva, ainda, as pessoas a compartilhar conhecimentos.

O descuido com a comunicação, ou sua utilização sem o devido conhecimento de seus princípios, é a maior causa de maus resultados na implantação dos processos da Qualidade.

Diz-se que a comunicação diária disfarça a importância que ela tem. Por outro lado, os resultados da comunicação não são imediatos.

A ausência de comunicação confiável gera o aumento da especulação e o surgimento de boatos (fake news).

Deficiências na formação técnica de profissionais da Qualidade na indústria dificultam o entendimento e a administração dos princípios da comunicação. Esse fato pode prejudicá-los na transmissão de conceitos aos seus colaboradores (parceiros).

Outro ponto a ser considerados é a qualidade do que se está comunicando, pois sabe-se que a comunicação com conteúdo de pouca importância cai rapidamente no esquecimento.

A insistência na comunicação não pode deixar de ser realizada, seja qual for o contexto. A constância e a persistência da repetição da informação são essenciais para a obtenção dos resultados.

Outro fator importante para o sucesso da comunicação é a valorização de todas as colaborações. Todo processo de comunicação exige a participação de todos.

A repetição da informação fundamenta e solidifica o conhecimento. A comunicação pobre, dispersiva, irregular e improvisada é como se a empresa “gaguejasse”.

Opções quanto ao sistema de comunicação resultam na sorte de todo o processo da Qualidade da empresa. O sucesso do processo da Qualidade é diretamente proporcional à qualidade das decisões tomadas na área da comunicação.

Implantar e administrar a comunicação, mantê-la sintonizada com a missão da empresa e com suas metas operacionais são condições fundamentais para o êxito, especialmente, das empre- sas que almejam ter tranquilidade e forte participação no mercado.

A qualidade da informação que circula na empresa indica o estágio de desenvolvimento do seu processo de Qualidade.



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