Tendncias

DIY Beauty

Maro/Abril 2022

John Jimenez

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John Jimenez

Me inspirei para escrever esta coluna em uma recente visita ao apartamento de uma amiga. Agora que estamos recuperando alguma normalidade, interessante ver como os consumidores esto adotando as novas tendncias. Minha amiga produz muita comida que consome em sua varanda, que tem uma bela vista das montanhas andinas em Bogot.

O BBVA publicou recentemente uma nota interessante, na qual menciona que a Agenda 2030 das Naes Unidas para o Desenvolvimento Sustentvel quer evitar a gerao de resduos por meio de quatro estratgias: preveno, reduo, reciclagem e reutilizao. Esses fatos esto impulsionando a tendncia DIY (Do It Yourself) globalmente e em muitos tipos de indstria, incluindo a de cosmticos. Como bem sabemos, a economia circular tendncia em beleza e cosmticos. Ago- ra, reciclar, reutilizar e reduzir resduos esto entre os novos objetivos da nossa indstria. A seguir, veremos algumas das tendncias mais interessantes desse conceito.

DIY market: 81% do mercado mundial da indstria de DIY est concentrado em 8 pases. Os principais players do mercado mundial so Estados Unidos, Canad, Reino Unido, Japo, Austrlia, Itlia, Frana e Alemanha. O Reino Unido, a Frana e a Alemanha representam 50% do mercado europeu de DIY.

DIY on-line coach: A pandemia veio de uma hora para outra e vimos sales fechando em todos os lugares. Fomos forados a nos tornar nossos prprios cabeleireiros, esteticis- tas, coloristas e dermatologistas durante a noite e em nossas prprias casas. Agora temos a ajuda de consultores on-line que aconselham os consumidores com os seus procedimentos de DIY.

Localism Pensar globalmente, consumir localmente: H consumidores interessados em promover a identidade local, aproveitando os recursos disponveis na rea e evitando as emisses de CO2 dos transportes ou reduzindo a procura de energia.

DIY masks: Essa tendncia tambm tem a ver com a ten- dncia beauty snacking. Um tipo de mscara que est na moda so as rubber masks. So produtos em p, que o consumidor pode usar para criar diferentes tipos de mscaras com gua ou com solues que podem fazer em casa. Recentemente, o Euromonitor publicou que 41% dos consumidores globais de produtos de beleza usam um produto caseiro mensalmente. Os dados mostram que as buscas por mscaras caseiras aumentaram 233% e o termo facial em casa cresceu 115%.

Imagination: A Foreo lanou a Imagination h alguns meses. Trata-se da primeira e nica base de mscara caseira do mundo. Esta frmula funciona como a base perfeita para mscaras caseiras, e agora os consumidores podem aproveitar ao mximo os ingredientes frescos e naturais da cozinha. Eles indicam que so necessrios trs passos simples: imaginar, misturar e aplicar.

Homemade cosmetics: Essa uma tendncia controversa que estamos comeando a ver com mais frequncia nas mdias sociais. Os cosmticos caseiros podem trazer muitos benef- cios para as pessoas que tm tempo e vontade de criar seus prprios produtos de beleza, porm, deve haver cincia de que a qualidade nunca ser igual dos produtos comercializados pelas marcas de cosmticos (prazo de validade muito curto, h muitas limitaes e riscos).

DIYers: Esse termo est na moda e se refere a pessoas que gostam do conceito DIY. Os millennials lideram esse segmento de consumo. Essa tendncia aumentou porque os consumidores consideram as rotas DIY em beleza e cosmticos como uma tima ferramenta para aliviar e tratar o estresse, que aumentou drasticamente devido pandemia.

DIY tech: A tecnologia j est disponvel para voc fazer isso sozinho. Os consumidores agora podem criar dispositivos wearables, que podem trazer notcias, atualizaes e at mesmo indicar sua frequncia cardaca.

A varanda da princesa: Cuidar do nosso corpo comea com escolhas certas na hora de nos alimentarmos. A nova moda criar verdadeiras fazendas de comida urbana DIY nas varandas dos apartamentos. As pessoas esto interessadas em cultivar o que comem e o que aplicam sua pele.

Moda circular: Esse conceito est em alta por diversos motivos: a necessidade de os consumidores apoiarem a eco- nomia circular, a crise social gerada pela pandemia e a busca por conceitos inovadores.

Manscaping: Essa tendncia impulsionou o conceito DIY na cosmtica masculina. 67% dos homens realizaram atividades de depilao, incluindo a rea ntima. A manicure em casa para homens tambm teve um forte aumento nos ltimos dois anos.

DIY is fun: A Mintel publicou recentemente um relatrio sobre atitudes em relao s rotinas de beleza e higiene. Nele, indica que marcas de produtos de limpeza, como sabonetes e limpadores faciais, esto tornando a experincia DIY divertida, ldica e desestressante.



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