Sustentabilidade

Os princípios da sustentabilidade

Janeiro/Fevereiro 2022

Joana Marto

joanamarto@omesticsonline.com.br

Joana Marto

A sustentabilidade está na ordem do dia. Mas o que é sustentabilidade na indústria cosmética? Ainda não há uma definição formal para o termo cosmético sustentável. A sustentabilidade é uma característica de modelo de desenvolvimento econômico que visa o bem-estar da população atual sem comprometer as gerações futuras, e isso passa pela preservação do planeta. A sustentabilidade é uma longa viagem e engloba várias dimen- sões: ambiental, social e econômica. Ao longo do ciclo de vida de um cosmético, em todas as fases, há impacto na sustenta- bilidade: desde o fornecimento e a síntese dos ingredientes, passando pela sua produção, pelo seu acondicionamento e pela sua distribuição, até o seu uso e o seu pós-consumo. Mas a verdade é que não viveríamos em um mundo sem cosméticos: a sua história acompanha a da humanidade e eles sempre foram essenciais para o nosso bem-estar físico e mental.

O mercado de produtos sustentáveis tem crescido exponen- cialmente nos últimos anos, como uma resposta às preferências do consumidor, incentivadas por fatores como as alterações climáticas ou até epidemiológicas. A pandemia de covid-19 trouxe maior consideração pela saúde e pelo bem-estar, o que fomentou nos consumidores maior escrutínio dos ingredientes, das formulações, das alegações das marcas e até dos locais de compra, privilegiando-se o comércio local ou os produtos nacionais. De acordo com dados publicados pelo IBM Institute for Business Value, no estudo Meet the 2020 consumers driving change, 6 em cada 10 consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental e 8 em cada 10 indicam que a sustentabilidade é importante para eles. Entre aqueles que se referem à sustentabilidade como muito ou extremamente importante, mais de 70% pagariam em média mais 35% por marcas que são sustentáveis e ambientalmente responsáveis, com 57% dos iGens e Millennials a afirmar que deixam de comprar produtos de marcas que consideram sem ética.

A pressão para avançar na direção de padrões de produção mais sustentáveis é maior do que nunca.

Inicialmente, assistiu-se a uma transição gradual de pro- dutos maioritariamente constituídos de ingredientes sintéticos para formulações naturais e biológicas, mas agora os fabrican- tes de cosméticos também já consideram a utilização respon- sável e ética dos cosméticos, bem como do comércio justo.

Várias são as estratégias que têm sido utilizadas, as quais vão desde uma seleção criteriosa dos ingredientes até a comer- cialização de fórmulas inovadoras. A Garnier, por exemplo, além de apostar na incorporação de ingredientes de origem natural às suas fórmulas, decidiu inovar na forma dos seus produtos, comercializando shampoos sólidos ecológicos (94% de origem natural, 97% biodegradáveis), mais econômicos e duradouros que os convencionais (pois duram até 2 embala- gens de shampoo), promovendo estratégias de minimização do desperdício (Bom S et al. A step forward on sustainability in the cosmetics industry: a review. J Clean Prod 2019; 225). Os re- cursos utilizados durante a produção, as emissões e a formação de resíduos, as caraterísticas das embalagens (para que possa haver sua reciclagem e/ou reutilização) e a biodegradabilidade dos produtos também são fatores preponderantes atualmente nas escolhas de compra do consumidor. Em resumo, o objetivo das empresas é reduzir os impactos ambientais, econômicos e sociais dos produtos cosméticos, utilizando os recursos de forma racional (respeitando os limites da natureza), evitando a poluição, contribuindo para a economia e criando valor na vida das pessoas. A incorporação dessa filosofia ao modus operandi empresarial torna-se essencial para alcançar o sucesso e viabilidade do negócio a longo prazo.

Para alcançar um estado mais sustentável, a indústria cosmética deve continuar sua viagem de forma a garantir a funcionalidade dos seus produtos, incorporando ingredientes mais ecológicos, processos e embalagens mais verdes, e não se esquecendo de influenciar o padrão de consumo e não apenas a produção. O futuro dos cosméticos depende de abordagens mais sustentáveis e, embora uma revolução não aconteça da noite para o dia, cada esforço em direção à sustentabilidade é um grande passo para um futuro melhor.



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