Tendências

Waterless beauty

Novembro/Dezembro 2021

John Jimenez

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John Jimenez

Sem dúvida, o conceito waterless é uma das grandes tendências que vimos crescer em 2021. As projeções indicam que, até 2050, a população mundial será próxima a 10,2 bilhões de pessoas e, até lá, a demanda por água excederá a oferta. A água é o novo luxo, e os consumidores de produtos cosméticos estão cada vez mais conscientes dessa realidade. O mercado global de cosméticos sem água tem projeção de crescimento médio acumulado de 10,5% para o período de 2021 a 2027. A seguir, veremos algumas das tendências mais interessantes nesta categoria.

- Menos conservantes: muitas das formulações sem água são anidras e, portanto, na maioria dos casos, são necessários menos conservantes, o que sem dúvida melhora o perfil de segurança desse tipo de produtos.

- Inovação em texturas: estamos vendo um alto desenvolvimento em diferentes classes de formulações, como óleos para rosto e corpo, séruns sólidos, manteigas faciais, waterless body washes, solid shaving cream sticks, cleansing sticks, powdered personal care products, dissolving shower packets e esfoliantes em pó, entre outros.

- One-step cosmetics: esta é uma maneira interessante de lidar com a tendência de ausência de água. Estamos vendo lançamentos de produtos para os cabelos que prometem muitos benefícios numa única etapa.

- Dry conditioner: depois dos dry shampoos, os condicionadores em pó são a próxima grande novidade.

- Bamboo: este é um material que está se tornando cada vez mais relevante em conceitos sustentáveis e em produtos sem água.

- Simplificação das rotinas de beleza: os novos formatos waterless permitem rotinas mais fáceis e embalagens menores, o que os torna ideais para viagens.

- BYOW (bring your own water): este é um conceito que está se tornando moda em cosméticos sem água.

- Waterless & compostable: as marcas Indie e Niche estão inovando com conceitos muito interessantes, como marcas de baixo desperdício. Seus objetivos são reduzir o excesso de embalagens.

- Emulsões water-free: o desafio neste caso é conseguir fazer emulsões sensorialmente agradáveis, nas quais a polaridade dos ingredientes é um dos principais pontos a ter em conta no desenvolvimento das formulações.

- Ativação com água: produtos que precisam ser ativados com pouquíssima água, para que a água seja reduzida na fabricação e também no uso.

- Dry soap, dry bath e dry shower: esses formatos representam uma grande oportunidade de inovação em cuidados pessoais.

- Aumento da vida útil: conforme mencionado em um relatório recente da WGSN, muitos dos produtos sem água podem ter uma vida útil mais longa, beneficiando empresas, fornecedores e usuários.

- Beleza em comprimidos: novos formatos em comprimidos sólidos, para cuidados com a pele, cuidados pessoais e maquiagem. São produtos que também são ativados com pouca água. Os comprimidos são adicionados a uma garrafa de água, que é agitada para desenvolver a formulação cosmética.

- Óleo de hemp & CBD: a tendência sem água é uma grande oportunidade para esses dois ativos, já que são lipossolúveis e podem ser facilmente formulados em óleos. Há um boom no desenvolvimento de óleos para cabelo, rosto, corpo, mãos, pés e até zonas íntimas, com benefícios da cannabis.

- Travel kits: com as viagens de volta, os kits de viagem sem água são uma grande oportunidade para as empresas. Materiais e recipientes que ajudam a reduzir o desperdício e que incluem shampoo sem água, dentifrício anidro, que é ativado com água ou com a própria saliva da boca, folha de sabonete e perfume sólido, entre outros.

- Skin care balms: a tendência do waterless traz inovações no tratamento facial. Novas propostas de bálsamos, manteigas, óleos e outros tipos de texturas.

- Água em produtos e água em uso: em relatório recente, a Mintel indica que as marcas que desejam inovar em conceitos sem água devem levar esses dois aspectos em consideração. Por exemplo, um shampoo sólido ou anidro não deve exigir muita água quando o consumidor o estiver usando.

- Rinseless: claim muito importante para produtos sem água. A necessidade de produtos sem enxágue é uma grande oportunidade de inovação e diferenciação para novos produtos nas categorias de cabelo e maquiagem.

- Smart showers: a Mintel indica como oportunidade para a indústria cosmética fazer parcerias com empresas que possam fornecer ferramentas como aplicativos e dispositivos para reduzir o tempo de banho e o consumo de água.

- Drinking clouds: já vemos no mercado equipamentos que captam água do meio ambiente e das nuvens, o que não requer energia para esse processo.

- Waterless masks: as máscaras são uma das categorias mais inovadoras em cosméticos. As novas experiências de SPA também estão adotando a tendência sem água.

Waterless Beauty… A água é considerada um dos recursos naturais mais valiosos que existem. A cosmética está começando a reconsiderar sua dependência da água. Fechar a torneira é o novo luxo. Estamos na nova era de water conscious beauty. Powder and anhydrous are the new black!



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