Tendncias

Waterless beauty

Novembro/Dezembro 2021

John Jimenez

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John Jimenez

Sem dvida, o conceito waterless uma das grandes tendncias que vimos crescer em 2021. As projees indicam que, at 2050, a populao mundial ser prxima a 10,2 bilhes de pessoas e, at l, a demanda por gua exceder a oferta. A gua o novo luxo, e os consumidores de produtos cosmticos esto cada vez mais conscientes dessa realidade. O mercado global de cosmticos sem gua tem projeo de crescimento mdio acumulado de 10,5% para o perodo de 2021 a 2027. A seguir, veremos algumas das tendncias mais interessantes nesta categoria.

- Menos conservantes: muitas das formulaes sem gua so anidras e, portanto, na maioria dos casos, so necessrios menos conservantes, o que sem dvida melhora o perfil de segurana desse tipo de produtos.

- Inovao em texturas: estamos vendo um alto desenvolvimento em diferentes classes de formulaes, como leos para rosto e corpo, sruns slidos, manteigas faciais, waterless body washes, solid shaving cream sticks, cleansing sticks, powdered personal care products, dissolving shower packets e esfoliantes em p, entre outros.

- One-step cosmetics: esta uma maneira interessante de lidar com a tendncia de ausncia de gua. Estamos vendo lanamentos de produtos para os cabelos que prometem muitos benefcios numa nica etapa.

- Dry conditioner: depois dos dry shampoos, os condicionadores em p so a prxima grande novidade.

- Bamboo: este um material que est se tornando cada vez mais relevante em conceitos sustentveis e em produtos sem gua.

- Simplificao das rotinas de beleza: os novos formatos waterless permitem rotinas mais fceis e embalagens menores, o que os torna ideais para viagens.

- BYOW (bring your own water): este um conceito que est se tornando moda em cosmticos sem gua.

- Waterless & compostable: as marcas Indie e Niche esto inovando com conceitos muito interessantes, como marcas de baixo desperdcio. Seus objetivos so reduzir o excesso de embalagens.

- Emulses water-free: o desafio neste caso conseguir fazer emulses sensorialmente agradveis, nas quais a polaridade dos ingredientes um dos principais pontos a ter em conta no desenvolvimento das formulaes.

- Ativao com gua: produtos que precisam ser ativados com pouqussima gua, para que a gua seja reduzida na fabricao e tambm no uso.

- Dry soap, dry bath e dry shower: esses formatos representam uma grande oportunidade de inovao em cuidados pessoais.

- Aumento da vida til: conforme mencionado em um relatrio recente da WGSN, muitos dos produtos sem gua podem ter uma vida til mais longa, beneficiando empresas, fornecedores e usurios.

- Beleza em comprimidos: novos formatos em comprimidos slidos, para cuidados com a pele, cuidados pessoais e maquiagem. So produtos que tambm so ativados com pouca gua. Os comprimidos so adicionados a uma garrafa de gua, que agitada para desenvolver a formulao cosmtica.

- leo de hemp & CBD: a tendncia sem gua uma grande oportunidade para esses dois ativos, j que so lipossolveis e podem ser facilmente formulados em leos. H um boom no desenvolvimento de leos para cabelo, rosto, corpo, mos, ps e at zonas ntimas, com benefcios da cannabis.

- Travel kits: com as viagens de volta, os kits de viagem sem gua so uma grande oportunidade para as empresas. Materiais e recipientes que ajudam a reduzir o desperdcio e que incluem shampoo sem gua, dentifrcio anidro, que ativado com gua ou com a prpria saliva da boca, folha de sabonete e perfume slido, entre outros.

- Skin care balms: a tendncia do waterless traz inovaes no tratamento facial. Novas propostas de blsamos, manteigas, leos e outros tipos de texturas.

- gua em produtos e gua em uso: em relatrio recente, a Mintel indica que as marcas que desejam inovar em conceitos sem gua devem levar esses dois aspectos em considerao. Por exemplo, um shampoo slido ou anidro no deve exigir muita gua quando o consumidor o estiver usando.

- Rinseless: claim muito importante para produtos sem gua. A necessidade de produtos sem enxgue uma grande oportunidade de inovao e diferenciao para novos produtos nas categorias de cabelo e maquiagem.

- Smart showers: a Mintel indica como oportunidade para a indstria cosmtica fazer parcerias com empresas que possam fornecer ferramentas como aplicativos e dispositivos para reduzir o tempo de banho e o consumo de gua.

- Drinking clouds: j vemos no mercado equipamentos que captam gua do meio ambiente e das nuvens, o que no requer energia para esse processo.

- Waterless masks: as mscaras so uma das categorias mais inovadoras em cosmticos. As novas experincias de SPA tambm esto adotando a tendncia sem gua.

Waterless Beauty A gua considerada um dos recursos naturais mais valiosos que existem. A cosmtica est comeando a reconsiderar sua dependncia da gua. Fechar a torneira o novo luxo. Estamos na nova era de water conscious beauty. Powder and anhydrous are the new black!



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