Boas Prticas

Cultura organizacional e sistema da qualidade

Setembro/Outubro 2021

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Como do conhecimento, uma das grandes dificuldades para introduzir uma inovao, como os princpios da qualidade por meio do sistema da qualidade, nas empresas a chamada
cultura da organizao.

Considera-se cultura da organizao o conjunto de comportamentos, atitudes, atividades e processos que, com o crescimento das empresas e no decorrer do tempo, agregaram valor ao atender s necessidades que se apresentaram.

O requisito 9.1.2 da ISO 9001, que trata da satisfao do cliente, declara: A organizao deve monitorar a percepo do cliente do grau em que suas necessidades e expectativas forem atendidas. A organizao deve determinar o mtodo para obter, monitorar e analisar criticamente esta informao.

O grande obstculo para que seja alterada a cultura da organizao reside no aspecto comportamental das pessoas, resultante de falhas de comunicao, se, de fato, a comunicao interna existir.

A relao da cultura da organizao com a metodologia de sua administrao que provoca a no motivao das pessoas em aceitar as novas aes, necessrias obteno dos resultados desejados quando da implantao do sistema da qualidade.

Quando a cultura da organizao j assimilou o conceito da qualidade, as ocorrncias surgidas que podem impactar a qualidade no prosperam, pois o prprio princpio da melhoria contnua impede que ocorram os denominados problemas imprevistos.

Quando a cultura da qualidade est efetivamente implantada em todos os nveis da organizao, o objetivo dessa cultura estar dirigido satisfao do cliente por meio do atendimento satisfatrio de suas necessidades e da superao das suas expectativas.

Vrios estudos mostram que as organizaes nas quais a cultura da qualidade est em constante desenvolvimento tm menores gastos comparativamente a organizaes que no praticam os princpios da qualidade.

Outra caracterstica que se nota nas organizaes nas quais a cultura da qualidade est presente a satisfao dos funcionrios com suas atividades. A cultura da qualidade possibilita que estes possam assumir responsabilidades que no seriam assumidas se no houvesse essa prtica.

Quando menciono a comunicao como um dos recursos mais importantes para disseminar a cultura da qualidade na organizao, fao isso porque, durante todos estes anos que me dedico atividade de implantar o sistema de gesto da qualidade em empresas, grande parte do meu trabalho foi conseguir que essas organizaes melhorassem a forma de sua administrao se comunicar com os funcionrios. Se no conseguisse isso, no conseguiria ativar a motivao dos funcionrios em participar efetivamente do processo.

Uma ferramenta que impacta bastante a alterao da cultura organizacional comprovar a reduo de gastos resultante das aes colocadas em prtica. Isso eleva a motivao dos funcionrios por terem participado efetivamente do processo.

Devemos sempre lembrar da premissa de que: Quem faz qualidade so pessoas.

Tenho certeza de que essas simples consideraes servem para mostrar que a cultura da organizao impacta, positiva ou negativamente, a obteno dos resultados do sistema da qualidade, que, por consequncia, o objetivo dessa mesma organizao.



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