Fragrâncias

Óleos essenciais no Brasil

Setembro/Outubro 2021

Olivier Fabre

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Olivier Fabre

O Brasil é o maior exportador do mundo de óleos essenciais em volume e o terceiro em valor.

Por que o país é só o terceiro ator mundial em valor Essencialmente por ser exportador quase que exclusivamente de essência de laranja, um “subproduto” da indústria de sucos de laranja e outro produto no qual o Brasil é líder mundial. Mais de 90% das exportações são dessa essência cítrica. Coloco a palavra subproduto entre aspas porque é assim que é definida a essência de citrinos, quase de forma depreciativa. É certo que essa categoria de essências tem um nível de preço que está entre os menores da categoria de produtos e que essas essências são usadas principalmente em produto de limpeza (detergentes, limpadores lava-louças, etc.) Mas não unicamente: elas também são usadas na perfumaria fina, em colônias, como os outros cítricos, limão, lima, mandarina etc. Porém existe uma exceção: a essência de bergamota. Extraída de um cítrico híbrido, o preço da bergamota é mais alto, por duas razões: sua raridade e seu uso, que ocorre quase exclusivamente em fragrâncias da perfumaria fina. O Brasil também exporta a essência de bergamota, mas em quantidade pouca expressiva.

Outro óleo essencial comercializado pelo Brasil é a essência de eucalipto, cujo preço está entre os menores dos óleos essenciais. E os tipos de produtos em que essa essência é usada também são produtos de limpeza, com preço baixo.

Portanto, hoje a característica do mercado brasileiro é de um mercado quase “monoproduto” e que tem pouco valor agregado. No passado, o mercado brasileiro foi maior em número de óleos essenciais “nobres” exportados, como icônico óleo essencial de pau-rosa, que entra na composição do Chanel 5. O Brasil continua sendo o maior e único exportador desse óleo essencial. Porém, depois de atingir um pico na exportação do óleo essencial de pau-rosa, nos anos 1960, hoje a produção é diminuta devido à escassez de árvores na Floresta Amazônica e ao uso crescente do linalol sintético pela indústria da perfumaria, principal componente do óleo essencial de pau-rosa. No passado, o Brasil também foi líder mundial de óleo essencial de menta e de óleo essencial de sassafrás. Esse último óleo essencial, além de ser usado em perfumaria, é um importante agente para uso em inseticidas à base de piretroides. Nesses dois casos, a concorrência com o Brasil, primeiro do Paraguai (que se beneficiou do esgotamento das terras de plantio de menta do lado brasileiro!) e posteriormente da Índia, em relação à menta, e da China, em relação ao óleo essencial de sassafrás, fez com que hoje o Brasil se tornasse importador desses óleos essenciais.

O panorama atual do mercado mundial de óleos essenciais é positivo, com crescimento anual na casa dos dois dígitos. Isso se deve a diversas razões.

Primeiro, esse crescimento se deve à tendência, que se confirma a cada dia, da preferência por produtos de origem natural, mas natural mesmo: as essências e os óleos essencias são produtos naturais por excelência.

Segundo, o crescimento desse mercado também se deve ao fato de que uma parte signifi cativa do mercado de óleos essenciais vai para a aromaterapia, outro setor da indústria que está em forte crescimento, particularmente desde quando surgiu a pandemia de Covid. Esse setor cresceu 6% no ano de 2020, no Brasil. E, finalmente, o crescimento do mercado mundial de óleos essenciais se deve ao crescimento rápido da perfumaria de “niche”, que, particularmente desde 2019, é um grande consumidor de óleos essenciais, sobretudo dos óleos essenciais “nobres”, que têm alto valor agregado.

Nesse contexto, o Brasil tem todo interesse em investir nessa indústria, para captar outras fatias desse mercado, que é rentável e está em forte crescimento. Isso precisa de investimento, pesquisa e tempo.

O Brasil é o país com maior diversidade genética vegetal do mundo, portanto está em uma condição privilegiada para conseguir fazer isso. Nos últimos dez anos, a indústria da perfumaria brasileira entendeu essa oportunidade e investiu no desenvolvimento sustentável de espécies vegetais e de seus óleos essenciais. Novos óleos essenciais estão sendo usados pela própria indústria da perfumaria e, em alguns casos, estão sendo comercializados.



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