Tricologia

Danos aos cabelos causados pela radiação UV

Setembro/Outubro 2021

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Semelhante ao restante da pele, o cabelo está exposto a fatores ambientais nocivos. Embora a radiação ultravioleta (UVR) e o fumo sejam bem conhecidos como os principais fatores que contribuem para o envelhecimento extrínseco da pele, seus efeitos na condição do cabelo só recentemente atraíram a atenção da comunidade médica. A UVR solar terrestre varia de aproximadamente 290 a 400 nm; a UV-B (290-315 nm) atinge apenas a derme superior, enquanto a penetração da UV-A (315-400 nm) na derme aumenta com o comprimento de onda. Os dois efeitos crônicos mais importantes da UVR na pele e no couro cabeludo calvo são fotocarcinogênese e elastose solar; no entanto, os efeitos da UVR no cabelo foram amplamente ignorados.

Como consequência do aumento do tempo de lazer e da crescente popularidade das atividades ao ar livre e das férias ao sol, a consciência da proteção solar da pele tornou-se importante e deve se aplicar também aos cabelos. Além de ser a causa mais evitável de morbidade cardiovascular e pulmonar significativa e uma importante causa de morte, a associação do tabagismo com vários efeitos adversos na pele e no cabelo também foi reconhecida. Aumentar a conscientização pública sobre a associação entre tabagismo e queda de cabelo parece oferecer uma boa oportunidade para a prevenção ou cessação do tabagismo, uma vez que a aparência do cabelo desempenha um papel importante na aparência física geral e na autopercepção das pessoas. Por fim, a quantidade e a qualidade do cabelo estão intimamente relacionadas ao estado nutricional de um indivíduo. O suprimento, a absorção e o transporte normal de proteínas, calorias, oligoelementos e vitaminas são de fundamental importância em tecidos com alta atividade biossintética, como o folículo piloso. A menos que o cabelo seja prejudicado devido à deficiência nutricional, os nutrientes podem fazer muito para aumentar o tamanho dos fios individuais, porque a espessura do cabelo é amplamente genética. No entanto, existem fatores externos que influenciam a saúde do cabelo a tal ponto, que os micronutrientes podem impulsionar o cabelo que sofre desses problemas.

Apesar de não ter nenhuma função vital na espécie humana, o cabelo é muito importante para a nossa autoconfiança, bem como uma parte muito importante da aparência e do autoconceito. Há estudos mostrando que problemas capilares funcionam como item negativo na convivência humana. A parte externa do cabelo, uma estrutura de fibra de queratina chamada de haste capilar, é sensível aos efeitos externos, sejam eles mecânicos, físicos ou químicos. A exposição excessiva ao sol é a causa mais frequente de comprometimento estrutural da haste do cabelo. O comprometimento fotoquímico do cabelo inclui degradação e perda de proteínas capilares, bem como degradação do pigmento capilar. A degradação da proteína do cabelo é induzida por comprimentos de onda de 254-400 nm. A radiação UVB é responsável pela perda de proteína do cabelo, e a radiação UVA é responsável pelas mudanças de cor. A absorção da radiação nos aminoácidos fotossensíveis do cabelo e sua degradação fotoquímica produzem radicais livres. Eles têm impacto adverso nas proteínas do cabelo, especialmente na queratina. A melanina pode imobilizar parcialmente os radicais livres e bloquear sua entrada na matriz de queratina. Ele também absorve e filtra as radiações UV adversas. Portanto, a melanina é importante para a proteção direta e indireta das proteínas do cabelo. Proteger a cutícula é muito importante para manter a integridade da haste do cabelo. Isso pode ser alcançado evitando impactos nocivos ou implementando produtos para o cabelo com filtros UV.

Os efeitos negativos da radiação solar (comprimentos de onda ultravioleta, visível e infravermelho) se manifestam em vários aspectos do cabelo, como cor, força, brilho, teor de proteína e rugosidade da superfície, entre outros. Apesar de saber que a radiação danifica os cabelos, não há consenso sobre o efeito de cada segmento da radiação solar na haste capilar. Os produtos de fotoproteção capilar são direcionados principalmente para cabelos tingidos. Geralmente, são à base de silicones, antioxidantes e filtros UV químicos quaternários, que possuem maior afinidade com a superfície capilar carregada negativamente e apresentam maior eficácia. Infelizmente, não existem parâmetros regulamentados, como a fotoproteção da pele, para avaliação da eficácia dos produtos para os cabelos, o que impossibilita a comparação com os resultados publicados na literatura. Assim, é importante que os pesquisadores se esforcem para aplicar condições experimentais semelhantes a um nível real de exposição ao Sol, como dose, irradiância, tempo, temperatura e umidade relativa.

É muito importante estimular a produção de trabalhos científicos nesta área, especialmente em centros acadêmicos que sejam imparciais, para que a confiabilidade dos dados não seja questionada.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos