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Recentemente, li um artigo em uma revista que me inspirou a escrever esta coluna. Uma mulher comentou que, com a idade, a área Ãntima perde firmeza e, portanto, a incontinência começa ao rir ou ficar com medo. Que insight pode ser a chave na experiência dessa mulher?
Lembremos que os insights são necessidades e desejos ocultos do consumidor, que, quando revelados, representam grandes oportunidades de inovação. Nesse caso, podemos pensar que uma oportunidade para a indústria cosmética é ajudar a recuperar a firmeza nessa área, para que as pessoas possam voltar a desfrutar de suas emoções sem se preocupar.
Os produtos cosméticos para a área genital e cuidados Ãntimos estão em alta. O objetivo dos cosméticos Ãntimos é limpar, perfumar, corrigir odores, proteger e manter essa área em bom estado, em todas as pessoas, sem especificidade de gênero.
A formulação de produtos nesta categoria requer um alto conhecimento técnico, visto que devem ser consideradas as caracterÃsticas fisiológicas da pele desta área, a permeabilidade epitelial, a alta irrigação, a flora microbiana e a fricção nesta parte do corpo. Portanto, os padrões de segurança são especÃficos para esses produtos.
Se nos referirmos apenas à categoria de cuidados Ãntimos femininos, vemos novas propostas muito interessantes em limpadores, lenços umedecidos e produtos hidratantes Ãntimos que podem incluir cremes, óleos, sérum, loções, bálsamos e lubrificantes, além de sérum vulvar, protetores labiais e tinturas para pelos pubianos. Na categoria de nutracêuticos, também estamos vendo inovações relacionadas a produtos que promovem a saúde vaginal. O mercado de cuidados Ãntimos femininos valia US$ 1,24 bilhão em 2020 e tem um crescimento acumulado projetado de 3,4% até 2025.
- Inclusive underwear: recentemente, no Brasil, Pantys lançou sua primeira coleção de roupas Ãntimas transgênero e não binárias para garantir a inclusão do perÃodo para todas as pessoas que menstruam.
- New opportunities: cosméticos com ação rejuvenescedora que protegem contra a perda de firmeza, tecnologias tradicionais no tratamento facial para o tratamento Ãntimo, como ácido hialurônico, bisabolol, pantenol e ácido lático. Produtos para tratar alterações de pigmentação causadas pela idade e depilações frequentes, desodorantes Ãntimos, sabonetes Ãntimos com mecanismos especializados e névoa Ãntima.
- Vajacial: este termo vem das palavras facial e vaginal. Refere-se a tratamentos de beleza para a área Ãntima com o objetivo de hidratar, firmar e melhorar a sua pele.
- Mojo: estamos vendo um boom de produtos como hidratantes, depiladores, desodorantes e perfumes para o cuidado da área Ãntima masculina. Vemos conceitos muito interessantes, como o Mojo, que é o primeiro tratamento condicionador perfumado para a pele do pênis.
- A nova virilidade: existem marcas de nicho que se especializam no desenvolvimento de desodorantes e loções especÃficas para após a depilação Ãntima. Também vemos novos aparelhos de barbear que prometem menos sensibilidade e mais facilidade de uso no chuveiro.
- Facial care inspired: trate a área Ãntima como a pele do rosto. Em um relatório recente, a Mintel indica que os benefÃcios inspirados no rosto, como clareamento, antienvelhecimento, firmeza e hidratação agregam valor e diferenciação para novos conceitos de tratamento Ãntimo. Também menciona que o CBD, vitamina C, prebióticos e probióticos são ingredientes de tendência para essa área.
- Microbiome friendly: esta é uma das áreas com grandes oportunidades em cosméticos Ãntimos. Nos próximos meses, veremos novas pesquisas sobre formulações com ingredientes amigáveis ao microbioma. Veremos também novas tecnologias voltadas para a manutenção saudável da biota da área Ãntima nas próximas feiras.
- Copos menstruais: a diversidade de copos menstruais está em alta. São muito interessantes porque não geram aumento de temperatura e umidade na região e seus materiais também ajudam a cuidar do planeta.
- Clothing microbiome: este ano, vimos alguns estudos cientÃficos muito interessantes sobre o efeito do microbioma da roupa na saúde da pele. Este é um fator que começa a ter interesse cientÃfico, uma vez que o microbioma da roupa Ãntima tem efeito sobre o bom estado da pele da região Ãntima.
- OMV!: recentemente uma marca lançou o Bikini Soothing Serum, que foi especialmente formulado para reduzir a coceira, o ressecamento e a irritação na região do biquÃni e na área Ãntima.
- Groin care: a virilha começa a merecer atenção especial para marcas especializadas em higiene masculina. As estatÃsticas indicam que três em cada quatro homens reclamam pelo menos uma vez por ano de coceira e desconforto na região da virilha. Essa tendência está crescendo porque a depilação Ãntima está se tornando mais comum em homens de diferentes idades.
Intimate Beauty... a pandemia está nos ensinando que podemos ter mais tempo para cuidar adequadamente de nossa área Ãntima. Sem dúvida, esta categoria representa uma grande oportunidade de inovação para a indústria cosmética.
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