Tricologia

Maquiagem para áreas pilosas

Julho/Agosto 2021

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

O ser humano tem aproximadamente 5 milhões de pelos espalhados pelo corpo. Eles têm tamanhos, formas e funções diversas, normalmente relacionadas às localizações. A maioria dos pelos tem uma função protetora, mormente os periorificiais como os cílios, por exemplo.

Uma norma social do Ocidente diz que especialmente as mulheres devem tirar os pelos corporais e, muitas vezes, quando isso não é possível, devem ao menos disfarçá-los, pois pelos no corpo seriam características masculinas, segundo essa norma.

Por outro lado, a falta de pelos em algumas áreas é mal vista. Ausência de cabelos, rarefação, tantos em homens quanto em mulheres, é visto como sinal de envelhecimento ou de menos beleza.

Várias técnicas são usadas para tentar solucionar este problema. O transplante de pelos é a mais radical delas e tem sido muito aprimorado nos últimos anos. Consiste na retirada de fios de áreas onde eles são abundantes, chamadas de áreas doadoras, e na inserção deles na área pretendida. Hoje em dia, existem os transplantes chamados de fio a fio, em que cada pelo é retirado individualmente e inserido da mesma forma, dando um aspecto bem natural ao final do procedimento. Pode-se transplantar para qualquer área pretendida, desde que seja sempre um transplante autólogo, isto é, retirado e plantado num mesmo indivíduo. Até o momento não temos notícia de resultados positivos com transplantes realizados com doadores externos. O que se busca é idealizar uma técnica de clonagem de pelos, o que permitiria a realização de transplantes de milhares de fios partindo-se de um único fio doador.

Enquanto não temos técnicas mais modernas, uma maneira de disfarçar a ausência ou rarefação de fios em uma determinada área é usar uma maquiagem no local.

Exceto pelas maquiagens artísticas, que, às vezes, têm a função de envelhecer ou deixar mais feio um personagem, quando falamos em maquiagem sempre pensamos em algo que utiliza cosméticos para melhorar a aparência. Não é diferente quando falamos de pelos. Os produtos utilizados nessas áreas pilosas têm a função de melhorar sua aparência, de preferência sem causar danos à pele e com a maior durabilidade possível.

As tinturas dos cabelos seriam o primeiro pensamento de um tipo de maquiagem para fios. Alterar a cor deles é algo que o ser humano faz há milênios! Hoje em dia, considera-se que a tintura pode ser até uma forma de proteger os fios! Claro que precisamos levar em consideração a topografia deles. Não se pode usar um mesmo produto nos cabelos, nos cílios e nos pelos pubianos. Cada local tem suas características, que devem ser levadas em consideração pelo formulador, lembrando que a velocidade de crescimento dos fios varia com sua localização, e, na cabeça, gira em torno de 1,2 cm por mês.

Para estes problemas, surgem os retocadores de raízes, que são, na verdade, tinturas acondicionadas em dispositivos práticos de aplicação rápida e resultados imediatos. Ainda são elaborados para pequena duração, devendo os formuladores pensar em, cada vez mais, tornar a aplicação mais prática e fácil e aumentar sua durabilidade.

Produtos em forma de shampoos ou finalizadores de lavagem que prometem aumentar a espessura dos fios também são uma nova tendência. Precisamos lembrar que os produtos para cabelos são aqueles que causam maior número de reclamações dos usuários concernentes à não entrega do prometido nas peças publicitárias. Uma sugestão é que os departamentos de
pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de marketing conversem mais e cheguem a um consenso para evitar dissabores.

Quando falamos em maquiagem, não podemos esquecer os produtos que prometem acabar com a calvície instantaneamente. São produtos feitos com queratina ou fibras de algodão, com cargas eletrostáticas que, quando aplicadas nos fios, aderem a eles dando a impressão de maior espessura. Tem um lado positivo que é o resultado imediato, mas tem um lado negativo, que é a durabilidade. A maioria dos produtos acabados no mercado não é resistente à água, o que torna o seu uso um pouco arriscado, pois qualquer exposição à água ou mesmo ao suor pode causar constrangimento.

Não poderíamos deixar de citar a técnica chamada de maquiagem definitiva, que é uma forma de tatuagem que tenta mimetizar os pelos. É bastante feita nos supercílios de pessoas que retiraram esses pelos durante a vida, mas pode também ser feita na área de barba ou até na cabeça. Apesar da técnica ter evoluído e as tintas terem melhorado de qualidade, a minha opinião é que ela deve ser usada apenas em áreas pequenas para ter um resultado estético razoável.

Resumindo: cabe aos formuladores buscar elaborar produtos que tenham durabilidade e capacidade de mimetizar os pelos naturalmente.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos