Temas Dermatológicos

Harmonizar com naturalidade

Maio/Junho 2021

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Harmonização facial é o nome dado para o procedimento de preenchimento do rosto por meio de produtos biocompatíveis, que são injetados para melhorar a aparência.

Esse procedimento também pode ser chamado de Volumização, MD Codes e Reestruturação e pretende embelezar com naturalidade e individualidade.

O procedimento de harmonização deve ser individualizado, pois cada pessoa tem sua própria beleza e equilíbrio.

Também é um procedimento que pode ser feito em qualquer idade, respeitando os limites de saúde e bom senso. A harmonização facial não pressupõe mudar a idade ou as feições de qualquer pessoa.

O procedimento da harmonização feito por especialistas preparados deve deixar o rosto autêntico, natural e equilibrado, valorizando os pontos altos da beleza de cada pessoa.

Para realizar o procedimento, o especialista tem que conhecer a anatomia facial de forma completa e profunda. Além disso, ele deve entender do perfil reológico do produto a ser utilizado.

Em geral, são usados ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, ácido polilático e também policaprolactona e hoje também produtos que combinam na mesma fórmula o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio.

Cada área da face, como olheiras, lábio, bochechas e testa, merece um produto diferente, que tenha compatibilidade com a espessura e a movimentação do local.

O procedimento se inicia com uma avaliação detalhada do rosto, incluindo idade, assimetrias, formato facial, movimentação muscular e quantidade de gordura, entre outros aspectos.

Em relação à aplicação, primeiro é feita a reestruturação, levantando as laterais com vetores especiais. A olheira pode ser preenchida quando for muito profunda. Os lábios podem ser defi nidos ou volumizados conforme o desejo de cada paciente.

A fronte pode estar com aspecto muito esqueletizado e merecer um preenchimento superfi cial e suave para deixar o contorno mais côncavo e suave. Além disso, as sobrancelhas podem ser elevadas e bem posicionadas.

Os ângulos e contornos podem ser defi nidos, e o queixo pode ser reestruturado.

O procedimento deve ser feito em ambiente adequado, com assepsia perfeita, usando agulhas ou cânulas de acordo com o local aplicado e também a experiência do especialista injetor.

Os preenchedores são aplicados na parte profunda abaixo do músculo junto ao osso ou mais superficialmente, na derme ou subderme.

Pode haver combinação com a bioestimulação para melhorar a qualidade da pele.

O preenchimento de harmonização é feito em uma a três sessões, que demoram de 60 a 90 minutos, em média. Pode haver hematomas suaves e também algum grau de inchaço.

A pessoa submetida ao procedimento pode manter suas atividades de trabalho.

O segredo para bons resultados é a escolha de um dermatologista com o qual haja entrosamento, para juntos defi nirem um bom planejamento e resultados compatíveis e naturais, preservando a individualidade e beleza de cada pessoa.

Cuide-se.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos