Temas Dermatológicos

Mãos em tempos de covid

Janeiro/Fevereiro 2021

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

As mãos são importantes para vários movimentos e ações que praticamos no dia a dia. Com elas sentimos, escrevemos, brincamos, seguramos e acariciamos. Nos tempos de pandemia, essas mesmas mãos precisam ser lavadas com sabonete ou limpas com álcool gel várias vezes ao dia.

A pele que recobre as mãos é muito eficiente em nos proteger, porém a lavagem excessiva ou o uso de álcool gel prejudicam esse equilíbrio perfeito, ocasionando vários graus de inflamação.

Em vista dessas agressões, as pessoas desenvolvem a dermatite de mãos, caracterizada por dor, avermelhamento, inchaço, fissuras e descamação.

Lavar as mãos muitas vezes ao dia provoca mudanças no pH da pele, causando desidratação e rompimento do equilíbrio da barreira cutânea. Sendo assim, o ideal é que, além de continuarmos com as medidas de proteção, possamos tomar certos cuidados básicos como:

1 - Lavar as mãos com sabonete neutro;
2 - Enxaguar as mãos com água corrente;
3 - Preferir a lavagem das mãos com sabonete neutro em vez de usar álcool gel várias vezes ao dia. O álcool é mais irritante que o sabonete;
4 - Hidratar bem as mãos todas as vezes que forem lavadas ou limpas com álcool gel.

O hidratante específico para as mãos deve ser cremoso e conter substâncias umectantes como glicerina, ácido hialurônico, ceramidas, aquaporinas, vitaminas e antioxidantes, entre outras.

O hidratante deve ser usado todos os dias, de preferência todas as vezes que as mãos forem lavadas ou limpas com álcool gel. Após o espalhamento do creme nas mãos, elas podem ser fechadas com luvas, para que, com o abafamento, o produto tenha melhor penetração.

As mãos que apresentam essa dermatite são mais suscetíveis a qualquer tipo de infecção (bacteriana, viral e fúngica), assim como também podem desenvolver eczemas mais graves e gerar novos graus de inflamação.

Portanto, dependendo do grau da dermatite de mãos, o tratamento deve ser medicamentoso com o uso de corticoides e antibióticos. O uso desse produto deve ser orientado por médicos especializados.

O corticoide deve ser usado somente no tempo prescrito, pois no longo prazo pode gerar efeitos colaterais como atrofia de pele.

Cuide bem das suas mãos em tempo de Covid.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos