Tendências

#DEZ (#10)

Janeiro/Fevereiro 2021

John Jimenez

colunistas@tecnopress-editora.com.br

John Jimenez

Escrevo minha primeira coluna do ano de uma forma muito especial. Com esta edição, completo 10 anos de colaboração com a Tecnopress. Em homenagem a esses 10 anos de trabalho contínuo, intitulei esta coluna #DEZ, na qual veremos 10 tendências muito interessantes projetadas para os próximos meses.

#Upcycling: Os fornecedores estão inovando na seleção de materiais para o desenvolvimento de novos ativos e excipientes. Portanto, neste ano, veremos uma grande variedade de novas propostas de cuidados com a pele, cuidados pessoais, fragrâncias e maquiagem. Veremos também o trabalho conjunto com as indústrias de perfumaria, alimentos, moda, agricultura, plásticos, vidros e embalagens, entre outras.

#Mycelium: O conjunto de hifas que forma a parte vegetativa de um fungo é conhecido como micélio. A embalagem à base de micélio é uma alternativa ecológica ao plástico. Essa tendência é muito interessante, pois as embalagens de cogumelos estão causando sensação à medida que as marcas buscam oferecer alternativas mais ecológicas para os resíduos de embalagens de plástico e papelão. Este material é novo porque é biodegradável e tem emissões de carbono signifi cativamente mais baixas do que seus análogos de plástico. Estamos vendo novas propostas de embalagens no mercado, principalmente para skin care. Essa tecnologia tem previsão de redução de custo no futuro, inspirando inovação em cosméticos de prestige e mass market.

#Pandemic_care: Por conta de ritmos e disponibilidades distintas entre os países, a Organização Mundial da Saúde indicou recentemente, que, infelizmente, o efeito da imunidade coletiva não será alcançado em 2021. Isso signifi ca que, ao longo do ano, experimentaremos novas quarentenas e isolamentos em muitas cidades e países. Em cosméticos, continuaremos a ver inovações em muitos aspectos relacionados ao desenvolvimento da pandemia. As diferentes categorias continuarão a inovar também nesta frente. Por exemplo, estamos vendo como a indústria da moda está incorporando a máscara em roupas numa única peça. A indústria de cosmetotêxteis também apresentará inovações interessantes, pois veremos novos materiais com propriedades antibacterianas e antivirais para máscaras.

#Skin_immunity: Nos últimos dois anos, vimos uma nova literatura científica muito interessante sobre novos ativos cosméticos que ajudam a estimular o sistema de defesa da pele, por exemplo, proteínas antivirais na epiderme. Melhorar a imunidade da pele é um claim que a indústria cosmética começará a desenvolver.

#Smart_hygiene: Os produtos de higiene movidos por inteligência artifi cial (IA) estão em alta. Este ano, veremos como aumentar o uso de tecnologia inteligente no desenvolvimento de produtos relacionados à limpeza e ao saneamento, pois o consumidor exige rotinas de cuidados pessoais mais completas e precisas. As pessoas querem formulações e produtos personalizados.

#Maskne: Em geral, o uso da máscara aumenta a presença e a concentração de gás carbônico na pele, o que facilita a irritação e o crescimento das bactérias responsáveis pela acne, principalmente nas bochechas e na mandíbula. Os consumidores estão adotando novas práticas de higiene e mudanças no estilo de vida, o que representa uma grande oportunidade para as marcas de cosméticos.

#Contactless: O varejo tem sido um dos negócios mais afetados em todas as categorias, pois o consumidor está evitando multidões e visitação às lojas. As marcas estão se esforçando para desenvolver estratégias de compras sem contato. A oportunidade de inovação está relacionada ao desenvolvimento de novas maneiras para os consumidores testarem produtos com segurança. A nova experiência de compra será uma das grandes tendências em 2021. Os cosméticos hápticos são projetados como uma fonte de inovação revolucionária para os próximos anos.

#From_lab_to_jar: Carne artifi cial, carne cultivada, carne in vitro ou carne de laboratório, é aquela carne animal que não provém diretamente do corpo do animal, mas do cultivo de células previamente extraídas de animais. Essa tecnologia vem de experimentos realizados pela NASA. Em janeiro deste ano, foi anunciado que a indústria está se preparando para produzir peixes de laboratório, a partir de células-tronco. Este ano começaremos a ver avanços interessantes nessa tendência na indústria cosmética. Por exemplo, há alguns meses foi anunciado o lançamento do mel criado in vitro, que permitirá o desenvolvimento de conceitos mais veganos e, em breve, veremos novos ingredientes com benefícios cosméticos, como leite, ovos e proteínas fabricadas in vitro para skin care.

#Beyond_cbd: O principal canabinoide na cannabis é o CBD (canabidiol), e este ano veremos como outros canabinoides e moléculas entrarão nesta tendência com mais força, como THCV (tetra-hidrocanabivarina), CBN (cannabinol), CBG (cannabigerol) e CBC (cannabichromene). A tendência da cannabis entrará com mais força em outras categorias, como fragrâncias, higiene íntima e personal care.

#Hand_care: Devido ao constante saneamento e lavagem das mãos, esta categoria representa uma grande oportunidade para a indústria, e este ano veremos alguns lançamentos inovadores. Aromaterapia, tratamento de peles sensíveis, alternativas ao álcool e aos desinfetantes comuns, e novos mecanismos de hidratação, entre outros, serão conceitos em alta. Hand is the new face.

#Dez: Dez tendências que nos inspiram para a inovação. A pandemia mostrou que os cosméticos são grandes aliados nestes tempos difíceis. Nós temos o desafio de descobrir novos insights, oportunidades e necessidades para o bem-estar do consumidor.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos