Boas Práticas

A importância da participação

Novembro/Dezembro 2020

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Vou aproveitar esta oportunidade para recordar alguns princípios que acredito serem relevantes para o processo da Qualidade. O princípio mais importante para esse processo é o da responsabilidade da administração quanto ao estabelecimento dos parâmetros da Qualidade que vão nortear as ações da organização na prática efetiva da Qualidade. A alta administração tem que mostrar liderança e se comprometer com o processo da Qualidade, devendo estabelecer, implantar e manter ativa a política da Qualidade.

A organização deve determinar direções pertinentes que levem aos objetivos traçados e ao direcionamento estratégico desses propósitos, e que afetem positivamente sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos no sistema de gestão da Qualidade. É a partir daí que são estabelecidos os procedimentos que suportam as ações que terão como resultado a Qualidade.

A organização deve criar objetivos para todas as ações que impactem no processo da Qualidade. Esses objetivos devem ser passíveis de mensuração, controlados e informados a toda a organização.

A organização deve fornecer todos os recursos para possibilitar que a implantação da Qualidade seja realizada na forma de melhoria contínua.

É sabido que “quem faz Qualidade são pessoas”, portanto a conscientização e a consequente participação dos colaboradores no processo da Qualidade são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.

Especial atenção deve ser dada à importância da motivação dos colaboradores para que a organização possa alcançar o comprometimento de todos eles com seus objetivos.

Lembre-se de que a motivação sempre é pessoal e será obtida sempre que os objetivos da empresa forem os mesmos dos colaboradores.

A importância do treinamento sempre deve ser considerada, pois a capacitação faz parte do processo de conscientização do treinando.

Um fator importante no processo da Qualidade é sem dúvida a comunicação, pois, como já dizia o Velho Guerreiro [o comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha], “quem não se comunica se trumbica”. Ficou devidamente comprovado, através dos tempos, que a informação deve ser absorvida e compreendida, para que o entendimento possa ser considerado satisfatório e possibilite a execução das atividades com a participação efetiva de seus colaboradores.

Outro aspecto que deve ser considerado é a presença constante de processos de melhoria, que consistem em identificar as oportunidades. Esses processos de melhoria devem possibilitar o atendimento dos requisitos da Qualidade em todas as ações que se façam necessárias para o cumprimento dos procedimentos estabelecidos.

O atendimento às não conformidades é outro princípio importante, tendo em vista que os reflexos negativos desses eventos podem comprometer seriamente a reputação da empresa tanto interna quanto externamente.

As não conformidades devem ser preventivamente consideradas riscos, que, caso ocorram, poderão prejudicar todo o processo da Qualidade.

Na gestão de riscos, a administração da empresa deve estabelecer um processo de melhoria contínua da Qualidade. Esse processo só fará com que a Qualidade seja preventiva quando for capaz de evitar efeitos colaterais indesejados.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos