Fragrâncias

Mercado brasileiro: maior do mundo

Setembro/Outubro 2020

Olivier Fabre

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Olivier Fabre

Na última década o mercado de fragrâncias no Brasil ficou entre os cinco primeiros do ranking mundial, chegou a ser o primeiro nos anos de 2013 e 2014, à frente dos Estados Unidos. Mas se olharmos em consumo por habitante, tendo em conta a perfumaria fina e de produtos funcionais como sabonetes, detergentes, amaciantes etc, então o mercado brasileiro de fragrâncias é o maior do mundo!

A exposição às fragrâncias, no Brasil, começa cedo. O setor de produtos perfumados do Brasil para bebê é o maior do mundo. Durante minha carreira profi ssional, sempre me surpreendeu o potencial dos projetos para fragrâncias e o grande números de variantes nas linhas de produtos para bebê. Na minha opinião isto se deve a uma especifi cidade bem brasileira: nos anos 1970 as linhas de produtos para bebê começaram a ser designadas por gêneros, uma linha para meninas e outra para meninos. Essa distinção nunca existiu em outros mercados do mundo, nos quais as linhas de produtos para bebê sempre foram “unissex”. Embora a distinção por gênero já não seja tanto uma realidade, hoje as linhas de produtos para bebê aqui continuam sendo mais extensas que na Europa ou nos Estados Unidos.

Mas foi na história da perfumaria brasileira que encontrei outras explicações da razão do tamanho do mercado. Se olhamos a história da perfumaria de várias civilizações o uso de fragrâncias e de ingredientes perfumados tiveram três objetivos:

- Para se comunicar com os deuses, incenso e pomadas eram oferecidos em cerimônias religiosas;

- Para o embalsamento, a fim de preservar a integridade do corpo humano na viagem para o além, já que a vida terrena seria uma passagem efêmera;

- Para produtos de beleza, para prazer pessoal e sedução

Hoje, tanto no ocidente como no oriente, o uso de fragrâncias e produtos perfumados se limita a quase unicamente ao último item, ou seja: produtos de beleza e sedução. Porém, esse não é o caso no Brasil. A relação do brasileiro com fragrâncias e produtos perfumados vai além desse uso.

Aqui o uso das fragrâncias para sedução beira a paixão. Quando visitei apartamentos para me instalar em São Paulo, fiquei impressionado com o número de frascos de perfumes nas prateleiras dos banheiros que às vezes chegavam a ser superior a dez! No Nordeste essa paixão quase se converte em fanatismo.

Mas como me referi anteriormente, outros usos de fragrâncias acontecem no Brasil. Fragrâncias são usadas em cerimônias religiosas ou do sincretismo religioso como, por exemplo, a lavagem das escadas da Igreja Nosso Senhor do Bonfi m em Salvador, com água perfumada para lavar a alma e os pecados. No carnaval desta cidade, antes do desfi le do Afoxé dos Filhos de Gandhi, a avenida é perfumada com lavanda. O palco do Gilberto Gil é também perfumado com lavanda antes de cada apresentação.

Os brasileiros, bem antes da chegada dos colonizadores, deram uma dimensão espiritual muito importante aos perfumes. O Xamã estabelecia uma relação espiritual forte com as plantas e as fl ores e usava muitas delas para purifi car, sarar, ou afastar ondas negativas como, por exemplo, com a erva doce.

É interessante notar que hoje a erva doce faz parte do patrimônio olfativo brasileiro. É difícil não encontrar uma variante perfumada com erva doce nas linhas de produtos perfumados do Brasil.

Outro uso específi co de perfumes no Brasil, desde o início do Século XX, que contribuiu para a sua popularidade, foi o lança perfume usado para refrescar e perfumar o corpo durante o carnaval. Mas, devido a toxicidade da fórmula e ao seu uso desvirtuado como entorpecente - que provocou acidentes fatais -, foi proibido em 1965.

Cito ainda outros fatores que contribuem para a importância que se dá às fragrâncias neste país:

- A aversão dos brasileiros ao CC (cheiro de corpo) faz com que o Brasil seja o maior produtor do mundo de desodorantes e de sabonetes. O uso de sabonete e de desodorante se justifica também pelo clima quente e úmido;

- Os brasileiros, em média, tomam dois banhos por dia, enquanto em certos países da Europa, chega a ser menos que um.

A junção de duas características do povo brasileiro, amor às fragrâncias e empatia natural, fez com que a comercialização de fragrâncias em reunião com revendedoras se tornasse um enorme sucesso comercial, único no mundo. Esse sistema de vendas permitiu que as fragrâncias chegassem aos locais mais remotos e inacessíveis do território.

Finalmente empreendedores visionários fundaram empresas de perfumaria, fazendo com que esse mercado se desenvolvesse rapidamente no Século XX. Essas empresas, algumas multinacionais e muitas delas pequenas, contribuíram na criação de um mercado de fragrâncias genuinamente brasileiro, dinâmico, variado e muito criativo.

A pirâmide do mercado brasileiro: alma, coração, corpo…




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