Boas Práticas

Retorno às origens

Setembro/Outubro 2020

Carlos Alberto Trevisan

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Carlos Alberto Trevisan

Vou falar das origens da Qualidade sem, entretanto, retornar aos primórdios da humanidade, onde tudo começou.

Pode-se dizer que a Qualidade surgiu com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série. Contudo, na forma como é conhecida hoje, a Qualidade surgiu como produto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pode-se estudar a origem da Qualidade, recordando os chamados Conceitos da Qualidade.

O primeiro e fundamental desses conceitos estabelece que: Quem faz a Qualidade são pessoas. Esse conceito resume toda e qualquer interpretação que possa ser atribuída à Qualidade.

É de conhecimento geral que, ao buscar a defi nição do que é Qualidade, vamos encontrar várias interpretações de acordo com o ponto de vista de cada um. Todavia, alguns conceitos independem da pessoalidade em sua interpretação.

Os chamados gurus da Qualidade, como William E. Deming (1900-1993), Kaoru Ishikawa (1915-1989), Philip B. Crosby (1926-2001), Joseph M. Juran (1904-2008) e Armand V. Feigenbaum (1922-2014), formularam conceitos que, se forem devidamente aplicados, possibilitam a implantação de processos da Qualidade de modo simples e seguro.

Por exemplo, um dos conceitos de Crosby que é: Fazer certo da primeira vez. A simplicidade desse conceito não deixa margem para qualquer interpretação que não seja a explicitada na frase. Se a organização tiver esse conceito como princípio, todas as suas ações serão voltadas a não admitir falhas nas suas atividades.

Um conceito elaborado por Feigenbaum que é bastante claro quanto ao objetivo da Qualidade é este: O padrão de vida dos consumidores e o sucesso dos negócios das empresas dependem do desempenho confi ável e consistente dos produtos e serviços, sem que seja permitida a tolerância em relação a perdas de tempo e custos de falhas. Hoje em dia, a qualidade se tornou uma estratégia fundamental para a competividade.

Vários livros, artigos e comentários poderiam ser escritos sobre a importância do desempenho confiável e consistente dos produtos e serviços e a competividade tamanha é a força dessa relação.

Como referência aos conceitos da Qualidade, apresento a seguir alguns que são básicos que, quando são devidamente aplicados, trazem bons resultados para a organização.

- A organização não deve permitir que ocorram não conformidades de quaisquer espécies, ou seja, a Qualidade deve ser, antes de tudo, preventiva e não corretiva.

- Qualidade é responsabilidade de toda a organização e não somente de áreas específicas.

- Quando é devidamente conceituada, a Qualidade é uma ferramenta para a redução de custos, evitando retrabalho, devoluções etc.

- Qualidade significa melhoria contínua.

- A Qualidade é um objetivo móvel, pois a concorrência também procura fazer melhorias em seus produtos e serviços.

- A Qualidade deve promover a comunicação adequada entre todos os componentes da organização e da qual todos eles participem. Dessa forma, os resultados serão sempre os melhores possíveis.

- A Qualidade exige o comprometimento dos componentes da organização, o que só acontecerá se houver motivação individual.

Estou certo de que, ao relembrar os conceitos básicos da Qualidade, estes passarão a fazer parte da sua caixa de ferramentas, pois são importantes para a tomada de decisões.



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