Tendncias

The new green

Setembro/Outubro 2020

John Jimenez

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John Jimenez

Como a indstria cosmtica tem projees negativas para o segundo semestre de 2020, com uma pequena recuperao no primeiro semestre de 2021 para alguns dos pases. O Euromonitor indica, num relatrio recente, uma queda de 2% globalmente para o setor de cosmticos, -18% para a categoria luxo, enquanto a categoria health projeta apenas -0,3% para este ano. Por outro lado, pet care tem projeo de crescimento de cerca de 3% e home care de 4%.

Essas mudanas nas projees devem-se em parte mudana na mentalidade do consumidor em meio pandemia. Os consumidores tm medo do desemprego, da crise social e de serem infectados. Este panorama est motivando os hbitos dos consumidores a mudarem para as categorias de Health & Wellness, uma vez que o bem-estar mental passou a ser considerado um componente fundamental da sade, e as pessoas, esto tomando medidas e procurando solues para tratar o estresse e a ansiedade. aqui que os cosmticos verdes tm uma nova oportunidade.

Coco Chanel disse que luxo uma necessidade que comea quando a necessidade termina. Agora podemos dizer, em meio pandemia, que luxo est relacionado a atender as necessidades e desfrutar de tranquilidade. O novo luxo est relacionado com bem-estar e sossego.

Uma recente publicao do Beauty Business Journal comentou que o coronavrus atua como um catalisador para a tendncia de clean beauty. Na era pr-pandmica, a tendncia clean estava fortemente relacionada a ingredientes naturais, o movimento sustentvel, a segurana, a transparncia, ao abastecimento e as prticas de fabricao, entre outros. Agora, na era ps-pandmica, surge uma nova preocupao com a shelf-life dos produtos, j que pesquisas indicam que o consumidor considera que os produtos da tendncia clean beauty tm vida mais curta. Os consumidores tambm esto se tornando mais flexveis para aceitar ingredientes em formulaes que ajudam a garantir sade e eficcia. Estas so as novas tendncias para green beauty:

- Preveno: essa tendncia se concentra na limpeza e na higiene. Estamos vendo a evoluo dos produtos de higiene bsica, como o lcool em gel, com formulaes mais tecnolgicas. Em junho, foi lanado o primeiro creme com benefcios de higiene graas s partculas de prata na composio. As formulaes em gel incluem polmeros naturais que auxiliam na viscosidade das formulaes e proporcionam hidratao. A tendncia do CBD (canabidiol) tambm se enquadra nesta categoria.

- Bubble party: este um dos conceitos vencedores da competio Fountain Of Hygiene de Bompas & Parr, que desafiou os designers a repensar a higienizao e a desinfeco das mos durante o perodo de uma pandemia global. Reinvente as bolhas como uma atividade ldica para limpar as mos. A mquina pode ser usada para soprar bolhas de desinfetante para as pessoas as pegarem entre as palmas das mos.

- Imunidade: embora este seja um claim que apresenta riscos legais em cosmticos, vemos novos benefcios relacionados ao fortalecimento das defesas da pele e promoo da imunidade, como prebiticos, polifenis e beta-glucanas. Tambm os leos naturais aromticos so apresentados em conceitos relacionados ao fortalecimento da imunidade da pele.

- Simplicidade e minimalismo: o novo green tambm est focado em formulaes leves com menos ingredientes. As marcas de luxo tambm esto inovando os conceitos de refil para apoiar a sustentabilidade.

- Wellness: a categoria em que vemos mais inovaes. Novos tutoriais e aplicativos para usar em conjunto com os produtos. Ritmos circadianos, cortisol, aromacologia e aromaterapia apresentam-se como as grandes oportunidades. A empresa I-Bient da Inglaterra lanou aplicativos para colocar nas mscaras que liberam leos essenciais.

- Zero waste: continuamos vendo formatos que economizam gua na produo e tambm no uso. Mouthwash e Reusable Pads em tendncia. Vemos tambm embalagens feitas de papel reciclado e contendo sementes que posteriormente florescem. No primeiro semestre, vimos tambm inovaes no material de embalagem de cogumelos e cortia.

- Segurana e eficcia: novos dispositivos no varejo para experimentar produtos sem risco - Touchless Beauty Testers. A Lush lanou em julho um mini sabonete que se dissolve em 30 segundos, tempo recomendado para a correta lavagem das mos.

- The new plastics: novas opes chegam ao mercado, como material carbon-neutral, gua potvel acondicionada em caixas de papelo, Shower-Friendly Paper Bottle para produtos de enxgue, embalagens de papelo para protetor solar, embalagens para emulses feitas com plstico reciclado... Em janeiro, o jornal The Guardian apresentou o material Bioplast 300, que um plstico biodegradvel que, em breve, ser adotado pela indstria cosmtica. Tambm foi lanado o bioplstico biodegradvel Nuatan, que pode ser consumido por peixes e utilizado na compostagem e fabricado a partir de leo de cozinha usado e amido de batata.




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