Tendências

The new green

Setembro/Outubro 2020

John Jimenez

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John Jimenez

Como a indústria cosmética tem projeções negativas para o segundo semestre de 2020, com uma pequena recuperação no primeiro semestre de 2021 para alguns dos países. O Euromonitor indica, num relatório recente, uma queda de 2% globalmente para o setor de cosméticos, -18% para a categoria luxo, enquanto a categoria health projeta apenas -0,3% para este ano. Por outro lado, pet care tem projeção de crescimento de cerca de 3% e home care de 4%.

Essas mudanças nas projeções devem-se em parte à mudança na mentalidade do consumidor em meio à pandemia. Os consumidores têm medo do desemprego, da crise social e de serem infectados. Este panorama está motivando os hábitos dos consumidores a mudarem para as categorias de Health & Wellness, uma vez que o bem-estar mental passou a ser considerado um componente fundamental da saúde, e as pessoas, estão tomando medidas e procurando soluções para tratar o estresse e a ansiedade. É aqui que os cosméticos verdes têm uma nova oportunidade.

Coco Chanel disse que “luxo é uma necessidade que começa quando a necessidade termina”. Agora podemos dizer, em meio à pandemia, que luxo está relacionado a atender as necessidades e desfrutar de tranquilidade. O novo luxo está relacionado com bem-estar e sossego.

Uma recente publicação do Beauty Business Journal comentou que o coronavírus atua como um catalisador para a tendência de clean beauty. Na era pré-pandêmica, a tendência clean estava fortemente relacionada a ingredientes naturais, o movimento sustentável, a segurança, a transparência, ao abastecimento e as práticas de fabricação, entre outros. Agora, na era pós-pandêmica, surge uma nova preocupação com a shelf-life dos produtos, já que pesquisas indicam que o consumidor considera que os produtos da tendência clean beauty têm vida mais curta. Os consumidores também estão se tornando mais flexíveis para aceitar ingredientes em formulações que ajudam a garantir saúde e eficácia. Estas são as novas tendências para green beauty:

- Prevenção: essa tendência se concentra na limpeza e na higiene. Estamos vendo a evolução dos produtos de higiene básica, como o álcool em gel, com formulações mais tecnológicas. Em junho, foi lançado o primeiro creme com benefícios de higiene graças às partículas de prata na composição. As formulações em gel incluem polímeros naturais que auxiliam na viscosidade das formulações e proporcionam hidratação. A tendência do CBD (canabidiol) também se enquadra nesta categoria.

- Bubble party: este é um dos conceitos vencedores da competição Fountain Of Hygiene de Bompas & Parr, que desafiou os designers a repensar a higienização e a desinfecção das mãos durante o período de uma pandemia global. Reinvente as bolhas como uma atividade lúdica para limpar as mãos. A máquina pode ser usada para soprar bolhas de desinfetante para as pessoas as pegarem entre as palmas das mãos.

- Imunidade: embora este seja um claim que apresenta riscos legais em cosméticos, vemos novos benefícios relacionados ao fortalecimento das defesas da pele e à promoção da imunidade, como prebióticos, polifenóis e beta-glucanas. Também os óleos naturais aromáticos são apresentados em conceitos relacionados ao fortalecimento da imunidade da pele.

- Simplicidade e minimalismo: o novo green também está focado em formulações leves com menos ingredientes. As marcas de luxo também estão inovando os conceitos de refil para apoiar a sustentabilidade.

- Wellness: é a categoria em que vemos mais inovações. Novos tutoriais e aplicativos para usar em conjunto com os produtos. Ritmos circadianos, cortisol, aromacologia e aromaterapia apresentam-se como as grandes oportunidades. A empresa I-Bient da Inglaterra lançou aplicativos para colocar nas máscaras que liberam óleos essenciais.

- Zero waste: continuamos vendo formatos que economizam água na produção e também no uso. Mouthwash e Reusable Pads em tendência. Vemos também embalagens feitas de papel reciclado e contendo sementes que posteriormente florescem. No primeiro semestre, vimos também inovações no material de embalagem de cogumelos e cortiça.

- Segurança e eficácia: novos dispositivos no varejo para experimentar produtos sem risco - Touchless Beauty Testers. A Lush lançou em julho um mini sabonete que se dissolve em 30 segundos, tempo recomendado para a correta lavagem das mãos.

- The new plastics: novas opções chegam ao mercado, como material carbon-neutral, água potável acondicionada em caixas de papelão, Shower-Friendly Paper Bottle para produtos de enxágue, embalagens de papelão para protetor solar, embalagens para emulsões feitas com plástico reciclado... Em janeiro, o jornal The Guardian apresentou o material Bioplast 300, que é um plástico biodegradável que, em breve, será adotado pela indústria cosmética. Também foi lançado o bioplástico biodegradável Nuatan, que pode ser consumido por peixes e utilizado na compostagem e é fabricado a partir de óleo de cozinha usado e amido de batata.




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