Embale Certo

O processo criativo e as embalagens

Julho/Agosto 2020

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

Sempre costumo escrever nesta coluna sobre temas tcnicos e objetivos, mas, desta vez, vamos misturar o subjetivo tambm e mostrar que as embalagens e seus processos produtivos afetam diretamente o processo criativo e as inspiraes dos designers, profi ssionais do marketing e de desenvolvimento de produtos.

Aqui vamos dar nfase s decoraes e aos acabamentos e comprovar porque eles so to importantes e porque quem for mais criativo com certeza sair na frente e se destacar perante a concorrncia no ponto de venda.

Vamos apenas recordar o que j citei em outras ocasies: no Brasil, o investimento em embalagens injetadas (estojos principalmente) muito pequeno, dificultando que as empresas tenham embalagens diferenciadas e exclusivas. A importao nem sempre a melhor sada, por questes de preo (US$), prazo (mnimo de 120 dias) e, em certos casos, tambm a quantidade.

Ento, como fazer o nosso produto se destacar utilizando embalagens standard? Comeamos negociando com o fornecedor uma cor exclusiva, desde que a quantidade mensal justifi que a compra de um mster, o que nunca inferior a 10 mil peas.

Uma cor diferente, de preferncia exclusiva, j vai entregando uma personalidade marca. Mas, alm da cor, busca-se tambm um layout diferente e impactante. Nesse momento, nos deparamos com as viagens do processo criativo e as limitaes da nossa indstria. O que podemos fazer num estojo? Colocar o logo da marca com um relevo, hot stamping, tampografia ou serigrafia.

O relevo deixa o molde exclusivo ou ainda se tem a possibilidade de fazer um postio para o molde original. um detalhe que chama a ateno.

A tampografi a, sistema que utiliza um sairel (derivado da marca Cyrel da Dupont) de borracha, ideal para superfcies no planas, frascos redondos, gravao 360 graus.

J a serigrafia, processo que utiliza telas, se adequa melhor s gravaes de apenas um lado, ou, ento, se faz necessrio gravar frente e verso. A serigrafia melhor quando se utilizam uma ou duas cores, no mximo.

Ainda temos a possibilidade dos rtulos, que, embora no configurem um acabamento impresso na embalagem, proporcionam infinitas variaes. Num rtulo, podemos utilizar fontes de texto pequenas e com espessuras variveis sem a preocupao de que v entupir ou falhar. Nos rtulos tambm podemos abusar das cores e de efeitos, tais como hot stamping, cold stamping, cores especiais e laminao (para termos um efeito de hot stamping no rtulo inteiro com menor custo).

Outra tecnologia, ainda cara, mas que deixa o produto extremamente bonito, o heat transfer, decorao que incorpora uma imagem na embalagem, geralmente feita ao redor ou sobre as tampas.

Mas, nas embalagens de carto, que a imaginao flui. As grficas esto oferecendo uma infinidade de recursos e apostando em profissionais mais qualificados para assessorar as ideias mirabolantes dos clientes.

Vale tudo nos cartuchos e luvas para que o produto fi que lindo e destaque-se. H pouco tempo, desenvolvemos embalagens que juntavam de uma forma bem compacta vrios recursos grficos. Conseguimos colocar carto metalizado, com relevo, reservas de espaos com fundo branco para impresso de textos, quadricromia e cor especial. Ainda complementando o conjunto, aplicao de BOPP. Em outro caso, carto metalizado com relevo, aplicao de hot stamping hologrfico sobre relevo e acabamento com BOPP fosco.

A metalizao com acabamento fosco, a impresso sobre o metalizado, com e sem suporte branco, a utilizao do carto hologrfico, a aplicao de verniz UV localizado, enfim, combinaes de recursos que do efeitos muito interessantes e valorizam os produtos.

Mas importante tomar certos cuidados: algumas combinaes so incompatveis, como acabamento UV sobre carto hologrfico.

Uma opo de embalagem que vem conquistando o mercado so as paletas de compactados cartonadas. J temos algumas grficas nacionais praticamente no mesmo patamar das paletas importadas. Porm, por ser um processo com vrias etapas manuais, ainda no muito acessvel, apesar de j estar se popularizando.

Com a grande avalanche de celebridades, principalmente blogueiras, youtubers etc. desenvolvendo suas marcas prprias, percebemos que, como no conhecem os processos tcnicos, solicitam decoraes bem inusitadas, que o pessoal da criao tem que entender, pesquisar, conciliar, fazer e apresentar o melhor resultado. Dessa forma, tambm nascem coisas novas, com as quais os prprios fornecedores se surpreendem. Mas muito bom ter gente nova com novas ideias, criando alternativas.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos