Fragrâncias

Briefing: para desenvolver fragrâncias

Maio/Junho 2020

Olivier Fabre

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Olivier Fabre

Na última edição, apresentei um relato da minha experiência como avaliador em uma casa de perfumaria, quando tive a oportunidade de comentar alguns briefi ngs que recebi durante minha carreira profissional. Hoje vou abordar a importância do briefing para o desenvolvimento de uma fragrância.

O briefing é a peça-chave para a relação dos clientes com as casas de perfumaria. É tão fundamental que se pode dizer que a qualidade do perfume a ser desenvolvido depende em grande parte do cuidado com que é estabelecido no briefing.

A fragrância, diferentemente dos outros ingredientes de uma fórmula de um produto cosmético, não existe em nenhum catálogo. Ela precisa ser desenvolvida sob medida, o que implica tempo e um cuidado especial.

O briefing é elaborado obrigatoriamente por escrito (sim, já me aconteceu de receber um briefing oralmente!), com informações de qualidade e com outras informações relevantes, o que signifi ca na justa medida, nem pouca, nem muita. As informações indispensáveis que o briefi ng deve conter são as seguintes:

1. Da empresa: uma breve descrição da empresa, sua história, seus valores, seu posicionamento no mercado, suas principais marcas, com informação quantitativa e seus principais competidores no mercado.

2. Do produto: descrição do produto com informações técnicas relevantes para a casa de perfumaria, como tipo de base, processo de incorporação da fragrância e informação sobre ingredientes da base que possam ter alguma influência no perfume, tanto olfativa como tecnicamente. Também são necessárias outras informações, como o posicionamento do produto e da marca no mercado e em relação aos competidores. Além disso, deve haver informações mercadológicas, por exemplo, o percentual de penetração que o produto pretende atingir, e precisam ser defi nidos o público-alvo do produto e o objetivo buscado com o perfume.

3. Da fragrância a desenvolver: descrição dessa fragrância. Essa descrição tem que ser a mais objetiva possível. Deve ser indicado o prazo para recepção das amostras. É importante ressaltar que a criatividade não é instantânea, precisa de tempo. Idealmente, o prazo de submissão da fragrância deve incluir o tempo dos testes de estabilidade. É preciso indicar os testes de mercado a serem realizados. Na ausência deles, deve-se indicar qual será o processo de seleção das fragrâncias recebidas para esse briefing. É necessário indicar os testes de estabilidade que serão realizados e a faixa do custo e da dosagem da fragrância a desenvolver. Deve-se privilegiar um custo/dosagem a um custo fixo por peso (kg) e uma dosagem fixa. O custo/dosagem permite mais latitude criativa para a casa de perfumaria.

4. Da base: na medida do possível, é fortemente recomendado enviar a base do produto a ser perfumado para a casa de perfumaria. Com a base, a casa de perfumaria poderá realizar teste de estabilidade da fragrância que será desenvolvida.

Uma vez que o briefing tiver sido enviado para a casa de perfumaria, deve-se dar seguimento ao desenvolvimento da fragrância. Esse desenvolvimento deve ser feito com a realização de reuniões intermediárias de avaliações das fragrâncias desenvolvidas. Essas reuniões permitem avaliar se o briefing foi bem interpretado, se o desenvolvimento da fragrância está seguindo boa direção e, eventualmente, dão a oportunidade de fazer correções e até mesmo de dar novo rumo a esse desenvolvimento.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos