Gesto em P&D

O novo desafio das embalagens

Maio/Junho 2020

Wallace Magalhães

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Wallace Magalhães

comum ouvir muito sobre ingredientes, formulaes, estudos de estabilidade, segurana e eficcia no P&D, mas no se fala das embalagens com o destaque necessrio. Mesmo que criadas fora dos domnios dos laboratrios de desenvolvimento, a elaborao do projeto de embalagem de grande importncia no desempenho do novo produto. Diferentemente da embalagem de um produto eletrnico - que normalmente descartada assim que este desembalado -, a embalagem do cosmtico, na grande maioria dos casos, permanece com o consumidor durante toda a vida til do produto, cumprindo, inclusive, um papel essencial na manuteno das caractersticas e utilidades do produto. E cumpre este papel no somente ao conter ou proteger a formulao, mas tambm ao dar informaes importantes ao consumidor sobre modo de uso e precaues e, ainda, ao disponibilizar o produto de forma segura. Estes fatos j so motivos suficientemente relevantes para que o desenvolvimento de embalagens seja muito tecnolgico, mas existem outros requisitos que tm ganhado muita relevncia.

Especialistas entenderam a importncia da comunicao da embalagem nos tempos atuais, em que as pessoas so constantemente bombardeadas por mensagens publicitrias. Assim, ela tambm passa a ser uma pea de publicidade, porque estar constantemente vista do consumidor. Alm de adequada, elegante e funcional, ter que ser honesta e verdadeira. No h mais espao para imagens exageradas ou fora de contexto. Imagens inadequadas podem comprometer at a segurana do produto, ao promover um uso inadequado. Tambm no h espao para inverdades ou exageros. No uma boa prtica desapontar o consumidor. Alm de desvalorizar o produto, desvalorizaria a marca e a imagem do fabricante. Seria uma publicidade negativa e constante. Um prejuzo e tanto.

Na lista de desafios, no se pode deixar de falar da questo custo e preo. Muitas vezes, o custo da embalagem consideravelmente maior que o custo da prpria formulao. Isto acontece provavelmente para que ela cumpra parte de sua misso, que encantar o consumidor. Ou seja, o consumidor paga para ser encantado. Por mais que seja comum e lgico, isto sempre me pareceu injusto. Agora, numa poca na qual a conscincia valoriza o gasto racional e privilegia aquilo que efetivamente vai gerar o benefcio, parece que ser necessrio rever este conceito. Talvez este excesso ainda seja permitido somente aos perfumes. Pelo menos por um tempo.

Existe outro desafio igualmente importante e difcil. O desafio do impacto ambiental. O senso comum acredita que a conta ambiental - que s era esperada para geraes futuras - j chegou.

Assim, o excesso de material na embalagem ser cada vez mais um ponto negativo. A coleta e a reciclagem podem ser uma boa sada, mas devem esbarrar em dificuldades logsticas e no custo sempre ele. O sach, embalagem com menos plstico, uma boa opo, e j vem sendo usada em sabonetes lquidos e refil de alguns produtos. Outra sada seria mudar a concepo do desenvolvimento de formulaes, para criar produtos mais concentrados, com menos gua.

Isto j est acontecendo com saneantes. Desde que os produtos sejam simples de usar e no obriguem o consumidor a realizar operaes complexas, este formato pode ser muito vantajoso, no s por reduzir o volume de material de embalagem, mas tambm por proporcionar enormes redues de custo e preos. Inmeras vantagens benefi ciariam toda a cadeia. Seria necessrio tratar menor volume de gua para a produo, o custo do transporte sofreria reduo, com menos consumo de combustvel e menos emisso de poluentes. Haveria aumento da capacidade de produo e estocagem das indstrias, sem necessidade de investimentos. O volume de efluentes seria menor, e haveria reduo do consumo de energia eltrica. A possibilidade de reduo da quantidade de conservantes, corantes e outros materiais reduziria tambm o impacto ambiental. Esta face, que at pouco tempo estava oculta, j apareceu com muito destaque, quando o governo do Hava proibiu o uso da oxibenzona e do octinoxato em protetores solares em seu territrio. Alm do descarte, temos que lembrar que, quando algum toma banho, uma enorme quantidade de material vai para o meio ambiente. Muitas toneladas de conservantes, corantes e outros materiais atingem os oceanos e podem prejudicar o ecossistema.

Prepare-se. Vm a novos e grandes desafi os. E nem precisa explicar muito para os consumidores. Eles j sabem e esto s esperando.



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