Mercado

Tendências populacionais: como isto me afeta?

Maio/Junho 2020

Carlos Alberto Pacheco

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Carlos Alberto Pacheco

As pessoas ao redor do mundo estão vivendo mais. Em vista desta nova realidade, o mundo a nossa volta vai transformando-se e mudando as atuais formas de demanda de consumo. Sendo assim, não será inteligente as áreas de negócios fi carem cegas diante do fato. Elas devem começar desde já a abraçar as oportunidades que a longevidade já nos traz.

As duas dimensões que ajudam a tornar o mundo mais sênior são o aumento da expectativa de vida ao nascer e a diminuição da mortalidade infantil. Em 2019, tivemos pela primeira vez na história mundial uma população com 65 ou mais anos de vida maior do que a população com 4 ou menos anos. A estatística aponta para cerca de 990 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2030 (período inferior a 10 anos, ou seja, num horizonte bem curto), sendo que um quarto delas estarão na China. A expectativa de vida terá um aumento significativo no primeiro terço do século 21, passando de 66,7 anos (aos nascidos em 2000) para 74,4 anos em 2030. Some-se a estas evidências o fato de que a faixa da terceira idade que mais crescerá entre 2019 e 2030 é formada pelas pessoas entre 75 e 79 anos de idade.

Para os que têm um olhar mais atento, é fácil ver que a atual população sênior já adota um estilo de vida diferente quando comparada com a população sênior de 10, 20 ou 30 anos atrás. As avós de hoje não são as mesmas de gerações anteriores. A atual construção de imagem da avó não é a da mulher com bengala, óculos, rugas e xales que víamos na cartilha Caminho Suave da década de 1970. Hoje o estilo difundido na mídia e que espelha a tendência é o de uma avó que usa internet, viaja e retarda os efeitos visuais da terceira idade por meio de cosméticos, roupas e cirurgias estéticas.

Quer as pessoas aceitem, quer não, a situação financeira de uma parcela expressiva da terceira idade hoje é melhor do que a de gerações anteriores. A ideia não é afirmar que essa situação financeira seja excelente, mas enfatizar que é melhor em comparação com a anterior. Sendo assim, as pessoas aproveitam a matéria-prima escassa aos jovens inseridos no mercado de trabalho, ou seja, o tempo livre, para privilegiar viagens e suprir demandas pessoais para obter novas experiências, que vão desde o desejo de aprender trabalhos manuais ou novos idiomas até o consumo de vitaminas.

Os shoppings vão se reinventando para esta nova realidade. Espaços específicos para este público vão surgindo, pois as necessidades de segurança, mobilidade e descanso deste público são diferentes daquelas exigidas pelos mais jovens, que não se importam com agitação, barulho e ausência de sanitários adaptados ou espaços para simplesmente tirar um cochilo após o almoço antes de ir às compras.

O mercado de automação de casas tem crescido com a oferta de serviços, produtos e itens que trazem confortos para os que preferem passar mais tempo indoor. A Alexa da Amazon que o diga. Atualmente, ela age como uma fonte de informação fácil para os que não estão tão acostumados com a tecnologia. Você pergunta e ela responde. De forma subliminar, sugere soluções baseadas nos algoritmos obtidos a partir do seu histórico de navegação em equipamentos eletrônicos. No entanto, em um futuro não tão distante, será também uma espécie de “companhia”, alguém para conversar, discutir, ser confi dente etc. A IOT (Internet das Coisas, preconizada pela 4º Revolução Industrial) terá um papel crucial neste campo, pois caberá a ela expandir hábitos e necessidades do consumidor para equipamentos além de celulares, tablets, computadores, smart TV´s e relógios de pulso inteligentes.

Deste modo, saber cruzar as três grandes tendências populacionais - a saber: aumento da urbanização, da migração interna e externa e da população idosa - trará vantagens competitivas já no curto prazo. Por exemplo, a urbanização facilitará a redistribuição e a implantação de centros de distribuição mais adequados à população que migra para cidades que já têm mais de 10 milhões de habitantes. A estimativa é de que, em 2030, a população urbana corresponda a 61% do total. A urbanização ajudará a conexão dos consumidores com os meios de compra e entrega - será o mundo dos deliveries. A configuração de casais seniores, formados por pequenas famílias (um ou nenhum filho), exigirá produtos premium e qualidade na prestação de serviços como jamais se viu.

As empresas que primeiro entenderem estas mudanças e agirem no sentido de atender as novas demandas serão as mais preparadas para o mercado



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Richard Nemer, muito obrigado.

por Carlos Alberto Pacheco dos Santos 28/07/2020 - 12:17

Muito bom. Você está certo: a terceira idade é e será o grande mercado.

por Eutalina 25/07/2020 - 16:01

Eutalina, muito obrigado.

por Carlos Alberto Pacheco dos Santos 28/07/2020 - 12:18

Excelente Análise do mercado e tendências... parabéns!!! Principalmente do ponto de vista da geração que como eu aprendeu a ler na “cartilha caminho suave”.

por Richard Nemer 23/06/2020 - 12:00

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