Tendências

Psychosmetics

Maio/Junho 2020

John Jimenez

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John Jimenez

As estatísticas dizem que 3 em cada 10 pessoas dormem mal e uma tem problemas de insônia. O mercado do sono está avaliado em US$ 432 bilhões e chegará a US$ 585 bilhões até 2024. Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram de depressão no momento no mundo. Infelizmente, o distanciamento e o confi namento social que estamos enfrentando devido à pandemia estão aumentando essas taxas.

Os cosméticos têm um papel fundamental que pode ajudar a mitigar essas consequências, e é por isso que veremos as tendências que nossa indústria pode aplicar imediatamente para ajudar a manter o bem-estar das pessoas.

- Wellness music: há relatos de tecnologias que capturam nossos dados biométricos para criar passagens sonoras curativas. A música está passando por uma grande transformação em direção ao bem-estar. A música é poderosa no controle das emoções, e existem evidências médicas para a musicoterapia.

Quando se trata de cosméticos, há um mundo para descobrir. Em fevereiro de 2019, foi publicado um estudo muito interessante sobre como a musicoterapia conseguiu diminuir os níveis de cortisol salivar em um painel de jovens. Também foi publicado um estudo com 117 pessoas que assistiram a um concerto musical e mostrou como os níveis de cortisol, avaliados antes e depois do concerto, melhoraram signifi cativamente no grupo. Os efeitos do cortisol no nível da epiderme, derme e hipoderme estão muito bem documentados, e a ciência cosmética conseguiu elucidar o efeito do cortisol nos sinais de envelhecimento.

Existem vários relatórios científicos sobre como a música pode melhorar a resposta galvânica da pele (GSR) e a condutância da pele, que é a medida de variações contínuas nas características elétricas da pele, como a condutância, que pode estar diretamente relacionada à hidratação da pele.

As condições atuais de pandemia e confinamento aumentam o estresse e, portanto, a pele perde brilho, hidratação e luminosidade. A música tem uma ação comprovada na redução dos índices de ansiedade, e é por isso que a indústria cosmética começará a aprofundar estudos e testes sobre como a música também pode melhorar certos parâmetros de qualidade da pele. O consumidor do futuro poderá se automedicar através da música, e isso se refletirá em benefícios cosméticos.

- J-Wellness: o Japão oferece uma cultura integral de bem-estar e incentiva o mundo a seguir o exemplo. Em 1965, o país tinha 153 centenários e, em 2017, havia 67.824. Este país é líder em inovações de bem-estar com alcance global, como Ikigai - fi nalidade com um ritmo moderado, Kintsugi - arte de reparar cerâmicas quebradas, Wabi-Sabi - adotando a imperfeição e transitoriedade, Marie Kondo – mudar o valor espiritual de nossas posses e Shinrin-Yoku - tomando banho na floresta. A J-Beauty continuará sendo um fluxo de inovação e inspiração em nível global. As empresas japonesas de cosméticos continuam nos surpreendendo em formatos, texturas e benefícios. Em 2019, uma renomada empresa lançou uma tecnologia de spray de fibra que combina uma essência com uma membrana ultrafina, formando uma segunda pele, que estimula proteínas e que tem a capacidade de liberar maquiagem para criar uma aparência natural que cobre poros e manchas.

- Wellness tech: estamos vendo inovações futuristas, como virtual care, wearables, chatbots & digital terapeutics. Este é um novo ecossistema, no qual as pessoas podem confiar em uma ampla gama de ferramentas digitais para combater problemas modernos, como exaustão, solidão e ansiedade. É uma nova abordagem holística do bem-estar psicológico, da qual a indústria cosmética também começa a participar.

- Circadian health: Sleeping well is the new luxury. Estamos vendo inovações em várias categorias para ajudar a regular os ritmos circadianos, incluindo iluminação circadiana para quartos, circadian diets, circadian apps, relógios inteligentes que acompanham nossa qualidade de sono, sleep ice cream, robôs projetados para nos abraçar e controlar nossa respiração. Vimos até novas condições, como a orthosomnia, na qual a ansiedade no rastreamento do sono causa problemas no sono. A situação do coronavírus está afetando os ciclos biológicos circadianos das pessoas. A indústria cosmética está avançando bastante nessa área e, por isso, continuaremos vendo nas feiras e lançando tecnologias relacionadas ao mecanismo circadiano. Bye bye lightmare.

- Yoga, zen & meditation: há também um número significativo de relatórios científicos na literatura sobre como essas atividades melhoram a resposta galvânica da pele.

- Minimalism: Less Ingredients “Is More”. A transparência será o princípio central das decisões de compra, e a clean beauty passará de uma tendência para um padrão amplamente adotado para produtos de beleza.

A ciência conseguiu estabelecer como as emoções afetam a qualidade da pele. Psychosmetics = Psychology + Cosmetics. Os cosméticos têm o poder de ajudar o bem-estar emocional das pessoas, o que se refletirá em uma melhor qualidade de vida e uma aparência saudável da pele.



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