Tricologia

Maquiagem para cabelos

Março/Abril 2020

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Quando consultamos os dicionários para procurar a palavra maquiagem, encontramos maquilagem ou até maquilhagem. É uma palavra de origem francesa que quer dizer aplicação de substâncias especifi camente destinadas para o corpo com efeito cosmético de embelezamento ou disfarce. Normalmente, são produtos que mudam de acordo com as tendências da moda.

Colorir a pele é uma atividade que o ser humano faz desde os tempos das cavernas, e até hoje existem povos isolados que ainda fazem isso. Para tanto, utilizam substâncias vegetais como urucum ou minerais como carvão, argilas ou pedras moídas. Esses rituais de tintura são utilizados em festividades religiosas e militares.

Na Austrália, os aborígenes fazem uso deste tipo de maquiagem até os dias atuais, pintando o corpo todo com figuras geométricas.

Uma representante maior desta prática foi Cleópatra, a rainha do Egito, que usava e abusava da maquiagem da sua época. Ela é sempre retratada com o contorno dos olhos e sobrancelhas delineados e alongados com uma tinta preta chamada de khol.

No decorrer da história do mundo, houve uma interrupção no uso da maquiagem durante a Idade Média, também conhecida como Idade das Trevas, quando a Igreja dominava e a maquiagem foi proibida pois os religiosos acreditavam que estimularia pensamentos impuros.

A maquiagem teve seu auge no século XX, quando o cinema popularizou a sua prática e disseminou seu uso.

Até aqui falamos de maquiagem no sentido mais estrito da palavra. Produtos aplicados no corpo, preferencialmente na face, para mudar sua aparência, mas os cabelos fazem parte do corpo, apesar de serem um anexo da pele, têm uma importância crucial quando se fala de autoestima.

Quando falamos de cabelos, o que podemos perguntar é se tudo que fazemos neles não poderia ser enquadrado na definição de maquiagem. Os procedimentos químicos, as colorações, os processos de estilo… Tudo tem um viés que passa pelo conceito de maquiagem.

Podemos excluir deste tópico tratamentos que alterem a haste capilar, como os alisamentos e os permanentes, assim como as tinturas definitivas. Em resumo, deixaremos fora deste conceito procedimentos que envolvam a abertura das cutículas capilares e vamos focar em produtos que possam ser alocados sobre a haste.

Sendo mais restritos e não tão genéricos, podemos afunilar o conceito e falar apenas de produtos que possam ser usados para disfarçar a falta de cabelos, quer seja numa situação temporária, como na pós quimioterapia, ou numa mais definitiva, como no caso da alopecia androgenética.

Existem, no mercado, produtos que são acondicionados em forma de sprays ou em tubos para aplicação. Os primeiros normalmente são produzidos com um colorante e um espessante para dar cor e aumentar a espessura dos fios.

Os que aparecem em pó são feitos na verdade de microfibras que, por efeito eletrostático, aderem aos fios da área aplicada e dão a impressão de aumentar sua espessura.

Em ambos os casos, deve-se levar em conta que o que se quer é dar a impressão de ter mais cabelos. Então, deve-se cuidar para que apenas estes fiquem coloridos - e não o couro cabeludo. Portanto, a aplicação deve ser feita a uma certa distância e com técnica adequada. Outro fato importante é que estes procedimentos só fazem sentido quando o usuário tem alguma quantidade de fi os que seja razoável para poder ser aumentada. Ele ou ela tem que ter fios do tipo velos que sirvam de base para o produto aplicado. Não serve para áreas sem pelo algum!

Outro inconveniente muito presente em todas as marcas destes produtos é a durabilidade. Claro que é temporário - afinal, é maquiagem! Mas, neste caso, ainda estamos aguardando produtos que sejam mais duradouros quando submetidos à água e que não causem constrangimento quando o usuário sair na chuva, por exemplo. Já houve relatos de usuários serem pegos com manchas escorrendo pelo pescoço após terem saído por minutos sob uma chuva leve.

Assim como temos próteses de cabelo que são verdadeiras joias de perfeição, já é hora de os formuladores criarem produtos de maquiagem capilar que sejam mais adequados ao público consumidor.

No meu entender, eles deveriam ter algumas características, tais como: ser de fácil aplicação; ser atóxico e antialérgico; ter variedade de cores; ser duradouro (algo que resistisse a duas ou três lavagens); ser de custo acessível.

Caso consigamos encontrar num produto com todas essas qualidades, com certeza teremos em mãos um sucesso.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos