Temas Dermatológicos

Cabelos: principais danos e como combatê-los

Março/Abril 2020

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A saúde do cabelo tem relação com a alimentação, a herança genética, o estado de saúde, a idade e os hábitos ligados ao cabelo.

O envelhecimento do fio é um processo contínuo que sofre influências da genética, da idade e dos fatores ambientais. Basicamente, o fio vai ficando mais fino e também com a cutícula desgastada, deixando-o mais poroso e ressecado.

Este processo é acelerado pelas agressões da radiação ultravioleta, pelos poluentes, por procedimentos químicos, pelas doenças e pelo envelhecimento e também é mais rápido em quem tem calvície. A idade na qual se começa a perceber o envelhecimento capilar é após os 50 anos, sendo que, na mulher, a menopausa também intensifica o processo.

Para prevenir, é importante cuidar da alimentação, da hidratação, do tratamento sistêmico da calvície e da proteção em relação ao sol e evitar o fumo. Também é fundamental lavar com frequência para evitar a dermatite seborreica, com shampoo adequado para o tipo de cabelo, além de evitar calor em excesso – ou seja, maneirar no uso do secador.

Quando há queda de cabelo, é necessário checar doenças internas, como problemas na tireoide e também regimes violentos, dieta inadequada e estresse intenso, entre outros aspectos. É importante procurar o dermatologista, que é quem cuida dos cabelos, sempre que necessário. Hoje são utilizadas drogas como a finasterida, além de suplementos como biotina, zinco e taurina, entre outros. O minoxidil e o 5-alfa estradiol também auxiliam no tratamento da queda e do fio muito fino.

Luzes como LED, lasers de baixa potência, tratamentos com CO2 e radiofrequência mais fatores de crescimento são utilizados como coadjuvantes no tratamento capilar. Também é importante para a saúde do fio de cabelo manter os níveis normais de ferro, ferritina e vitamina D.

A exposição aos raios UV pode induzir à oxidação das moléculas de enxofre dentro da haste capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos se tornam quebradiços, ressecados e ásperos.

Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV.

Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, deve se usar condicionadores “leave-in” que contenham óxido nítrico.

Outra proteção são os bonés e chapéus feitos com trama fechada e também com proteção solar específica.

Colorir os cabelos é uma das mudanças visuais mais praticadas pelas mulheres. A cor dos cabelos é dada por uma proteína, a melanina. Ela é o pigmento que dá cor à pele, aos cabelos e aos olhos. Quando se quer mudar a cor dos cabelos, pode-se usar três tipos de técnicas:

1.Tintura temporária: usa-se tonalizante - um tipo de produto indicado para realçar o tom natural do cabelo e disfarçar os fios brancos. Consiste em aplicar pigmentos na parte externa dos cabelos. Essa tintura dura em média 20 lavagens e não é tão agressiva à cutícula.

2.Tintura semipermanente: nesse caso, os pigmentos aderem a pequenas aberturas na junção das células da cutícula. Por ficar aderido, o pigmento não sai tão facilmente. Há o somatório da cor natural dos cabelos e do pigmento, resultando numa nova cor.

3.Tintura permanente: em geral, tem amônia e água oxigenada na fórmula para que possa alterar a cor original do fio. Como tem duração mais longa e é mais agressiva, consiste em um processo químico mais complexo. Deve sempre ser aplicada por um profissional habilitado. Aplica-se um produto químico que abre a cutícula, logo após usa-se o peróxido de hidrogênio (água oxigenada), que descolore o fio. Em seguida, aplica-se um novo pigmento, que dará a nova cor aos cabelos.

Deve se usar shampoos condicionantes e condicionadores regularmente, para melhorar a aparência dos cabelos, evitando ressecamento e efeito frizz.

Deve se optar por produtos que contenham dimeticone, disponível em shampoos, condicionadores, cremes de pentear e sprays. Este ingrediente diminui a eletricidade estática, aumenta o brilho e facilita o manejo dos fios.

Tentar o uso dos séruns capilares recentemente introduzidos no mercado, à base de óleos como silicone e argan, aplicando algumas gotas nas mãos e deslizando-as nos fios (não devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo).

Quando a pessoa pratica um processo químico no cabelo, é importante hidratar sempre, pois o maior prejuízo destas práticas é o ressecamento capilar. O fio tem a cutícula (escama) aderente ao fio, que, quando rompida, pode expor o córtex e lesar o fio de forma intensa.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos