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Escrevo esta coluna durante o período de quarentena determinado pelo governo pela pandemia de Covid-19. Espero que, quando você estiver lendo, já tenhamos superado a situação e que nossos países estejam voltando ao normal. É interessante ver como a pandemia abriu novas tendências em cosméticos.
- Remote culture: em todo o mundo, as empresas estão usando tecnologia e serviços para incluir mais os funcionários. A digitalização fez com que os funcionários optassem pelo trabalho remoto - e ainda mais em situações como à da pandemia.
- Cosmetics and home: como as diferentes categorias de cosméticos funcionarão após o surto? Estamos vendo mudanças no comportamento de compra de nossos consumidores. A Kantar, uma renomada empresa de consultoria em dados, publicou as seguintes previsões:
1 - A categoria de hair care está sendo afetada porque temos condições diferentes das do surto de SARS de 2003, quando as pessoas não entraram em quarentena. Os consumidores normalmente mantinham o ritmo normal de trabalho e ficavam mais preocupados quando voltavam para casa para seus cuidados pessoais. Assim, naquela ocasião, categorias como shampoo e gel de banho ganharam destaque. Em vez disso, este ano, com períodos de quarentena de pelo menos 14 dias na maioria dos países, as pessoas diminuíram a frequência de lavagem dos cabelos e a hashtag #nohairwash está em alta.
2 - Por outro lado, a maquiagem também será uma das categorias mais afetadas. Embora nessa situação o home office, as videoconferências, as selfies e as transmissões ao vivo nas redes sociais comandem a parada - e, portanto, muitos consumidores continuem usando produtos de maquiagem -, a tendência é que, durante o tempo que estamos em casa em períodos de quarentena, usemos menos os cosméticos coloridos.
Skin care é uma categoria com um comportamento diferente durante o surto. Como as pessoas seguem protocolos rígidos de lavagem das mãos e do corpo, estamos vendo um aumento no uso de hidratantes, produtos que acalmam a irritação e máscaras caseiras.
3 - Diariamente, usamos sprays, líquidos desinfetantes, géis e álcool, seguindo as recomendações para controlar a epidemia, e isso, somado a uma menor socialização fora de casa, também se reflete no menor uso de perfumes. A projeção é que essas categorias comecem a se recuperar assim que a crise terminar.
- Virtual caregiver: as marcas estão criando cuidadores virtuais que apoiam pessoas com diversas necessidades médicas e pessoas com problemas de saúde. A tecnologia tem a capacidade de ser onipresente. Recentemente, foi lançado o termômetro Ear Fun, que reproduz músicas enquanto mede a temperatura.
- Cleansebot: o primeiro robô que mata bactérias foi lançado em janeiro, tem um tamanho pequeno que cabe no seu bolso e é perfeito para viajar! Pode desinfetar as superfícies da cama e do piso. Possui luz UVC, que ajuda a impedir a propagação de vírus no ar. Em um teste, verificou-se que ele pode remover 99,9% do E. Coli.
- Home body aesthetic: as marcas começarão a tirar proveito da estética doméstica para promover produtos, para que os consumidores se sintam calmos. Os conceitos se concentrarão em aumentar a sensação de calma nas casas. Nossas casas se tornaram os locais mais seguros, e novos conceitos se concentrarão em atender às necessidades do consumidor doméstico. Home is the new spa. Os tratamentos caseiros de spa e a personalização estão crescendo.
- The next rising star: environment friendly products: o coronavírus nos ensinou uma ótima lição, e os consumidores agora estão mais do que nunca preocupados com o meio ambiente e a saúde. As marcas se concentrarão mais na educação em sustentabilidade, e as pessoas serão mais exigentes com esses conceitos.
- Solidão autorreferida: nos últimos anos, a solidão foi considerada uma epidemia e, por esse motivo, alguns países como a Inglaterra criaram o ministério da solidão. Agora, estar isolado em casa está rapidamente se tornando uma necessidade universal, sem contar os riscos à saúde mental associados a longos períodos sem contato social, que podem ser perigosos em casos como a pandemia de coronavírus. As interações sociais digitais tornam-se uma necessidade em vez de luxo.
- Aesthetic Eco: novos dispositivos e itens que detectam contaminação apresentam designs modernos. Mesclar moda e atratividade é o novo elemento atrativo e diferenciador.
- Purifyccesories: novos acessórios de tecido para uso doméstico estão começando a ser feitos de materiais de purificação do ar que podem absorver poluentes. Já estamos vendo o lançamento de camisetas que podem absorver e purificar o ar.
Em tempos de crise, os estereótipos de beleza são parte integrante dos desafi os da vida moderna, e é por isso que os cosméticos estarão mais próximos do consumidor com produtos que cuidam deles e cuidam do meio ambiente. Nossa indústria se reinventa com soluções simples, sensoriais e práticas, com o objetivo de preservar o bem-estar e a saúde da humanidade.
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