Tendncias

Beauty and hope

Maro/Abril 2020

John Jimenez

colunistas@tecnopress-editora.com.br

John Jimenez

Escrevo esta coluna durante o perodo de quarentena determinado pelo governo pela pandemia de Covid-19. Espero que, quando voc estiver lendo, j tenhamos superado a situao e que nossos pases estejam voltando ao normal. interessante ver como a pandemia abriu novas tendncias em cosmticos.

- Remote culture: em todo o mundo, as empresas esto usando tecnologia e servios para incluir mais os funcionrios. A digitalizao fez com que os funcionrios optassem pelo trabalho remoto - e ainda mais em situaes como da pandemia.

- Cosmetics and home: como as diferentes categorias de cosmticos funcionaro aps o surto? Estamos vendo mudanas no comportamento de compra de nossos consumidores. A Kantar, uma renomada empresa de consultoria em dados, publicou as seguintes previses:

1 - A categoria de hair care est sendo afetada porque temos condies diferentes das do surto de SARS de 2003, quando as pessoas no entraram em quarentena. Os consumidores normalmente mantinham o ritmo normal de trabalho e ficavam mais preocupados quando voltavam para casa para seus cuidados pessoais. Assim, naquela ocasio, categorias como shampoo e gel de banho ganharam destaque. Em vez disso, este ano, com perodos de quarentena de pelo menos 14 dias na maioria dos pases, as pessoas diminuram a frequncia de lavagem dos cabelos e a hashtag #nohairwash est em alta.

2 - Por outro lado, a maquiagem tambm ser uma das categorias mais afetadas. Embora nessa situao o home office, as videoconferncias, as selfies e as transmisses ao vivo nas redes sociais comandem a parada - e, portanto, muitos consumidores continuem usando produtos de maquiagem -, a tendncia que, durante o tempo que estamos em casa em perodos de quarentena, usemos menos os cosmticos coloridos.

Skin care uma categoria com um comportamento diferente durante o surto. Como as pessoas seguem protocolos rgidos de lavagem das mos e do corpo, estamos vendo um aumento no uso de hidratantes, produtos que acalmam a irritao e mscaras caseiras.

3 - Diariamente, usamos sprays, lquidos desinfetantes, gis e lcool, seguindo as recomendaes para controlar a epidemia, e isso, somado a uma menor socializao fora de casa, tambm se reflete no menor uso de perfumes. A projeo que essas categorias comecem a se recuperar assim que a crise terminar.

- Virtual caregiver: as marcas esto criando cuidadores virtuais que apoiam pessoas com diversas necessidades mdicas e pessoas com problemas de sade. A tecnologia tem a capacidade de ser onipresente. Recentemente, foi lanado o termmetro Ear Fun, que reproduz msicas enquanto mede a temperatura.

- Cleansebot: o primeiro rob que mata bactrias foi lanado em janeiro, tem um tamanho pequeno que cabe no seu bolso e perfeito para viajar! Pode desinfetar as superfcies da cama e do piso. Possui luz UVC, que ajuda a impedir a propagao de vrus no ar. Em um teste, verificou-se que ele pode remover 99,9% do E. Coli.

- Home body aesthetic: as marcas comearo a tirar proveito da esttica domstica para promover produtos, para que os consumidores se sintam calmos. Os conceitos se concentraro em aumentar a sensao de calma nas casas. Nossas casas se tornaram os locais mais seguros, e novos conceitos se concentraro em atender s necessidades do consumidor domstico. Home is the new spa. Os tratamentos caseiros de spa e a personalizao esto crescendo.

- The next rising star: environment friendly products: o coronavrus nos ensinou uma tima lio, e os consumidores agora esto mais do que nunca preocupados com o meio ambiente e a sade. As marcas se concentraro mais na educao em sustentabilidade, e as pessoas sero mais exigentes com esses conceitos.

- Solido autorreferida: nos ltimos anos, a solido foi considerada uma epidemia e, por esse motivo, alguns pases como a Inglaterra criaram o ministrio da solido. Agora, estar isolado em casa est rapidamente se tornando uma necessidade universal, sem contar os riscos sade mental associados a longos perodos sem contato social, que podem ser perigosos em casos como a pandemia de coronavrus. As interaes sociais digitais tornam-se uma necessidade em vez de luxo.

- Aesthetic Eco: novos dispositivos e itens que detectam contaminao apresentam designs modernos. Mesclar moda e atratividade o novo elemento atrativo e diferenciador.

- Purifyccesories: novos acessrios de tecido para uso domstico esto comeando a ser feitos de materiais de purificao do ar que podem absorver poluentes. J estamos vendo o lanamento de camisetas que podem absorver e purificar o ar.

Em tempos de crise, os esteretipos de beleza so parte integrante dos desafi os da vida moderna, e por isso que os cosmticos estaro mais prximos do consumidor com produtos que cuidam deles e cuidam do meio ambiente. Nossa indstria se reinventa com solues simples, sensoriais e prticas, com o objetivo de preservar o bem-estar e a sade da humanidade.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos