Tendências

Fluid beauty

Novembro/Dezembro 2019

John Jimenez

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John Jimenez

A beleza não entende o gênero porque a pele é um objeto de desejo universal... E a realidade é que a fluidez é a verdadeira chave do sucesso. Portanto, como na moda, finalmente começamos a entender que o que nos beneficia é o que responde às nossas demandas e aos nossos desejos mais pessoais, sem levar em conta as categorias preestabelecidas.

Como consumidores regulares de cosméticos, queremos buscar a excelência fora dos gêneros. Não mais “para ele” ou “para ela”, agora é “para você” ou “para nós”, porque qualquer ser humano pode desfrutar dos ideais expressivos da beleza. A tendência sem gênero ainda está crescendo, e vemos novas correntes muito interessantes:

- Smile make-up: “De nail art para teeth art”… A maquiagem dos dentes é uma das grandes oportunidades para cosméticos sem gênero. De maneira fácil, você pode cobrir manchas e irregularidades graças a novas formulações sem peróxido e com um efeito que dura o dia todo.

- Non-gender tolls: Em outubro, a fabricante de brinquedos dos Estados Unidos Mattel lançou The Creatable World, uma linha de bonecos inclusivos que têm características físicas andróginas. Cada boneca tem duas opções de penteado (curto e longo) e várias opções de roupas, que incluem chinelos, moletons e camisas neutras, entre outros itens. Dessa maneira, uma boneca pode ser uma menina, um menino, ambos ou nenhum. Elas também podem ser obtidas em vários tons de pele. A Marvel lançou Shade (agora também conhecido como Darkveil), um herói mutante de Drag Queen, que agora está em sua lista de super-heróis.

- Fluid athleisure: Agora, a tendência Athleisure é genderless. Vemos no mercado o lançamento de várias linhas sem gênero focada em benefícios antes, durante e após o exercício, como shampoo, antitranspirantes e desodorantes sem alumínio, fragrâncias, hidratantes, protetores labiais etc. Pride fashion, inclusivity, transgender-celebrating, tolerance, rainbow beauty, LGBTQ-supporting começam a ser conceitos muito originais que as marcas de beleza estão aproveitando para desenvolver inovações.

- Divergent beauty: Essa é uma tendência que nasceu nas marcas Indie e Nicho e está declinando em muitas categorias de cosméticos sobre autenticidade, pois elas proíbem o retoque de modelos em suas campanhas publicitárias. Incluem modelos de todas as formas, idades e tipos de pele em anúncios e conceitos.

- Pride beauty: Estamos vendo um número crescente de marcas que desenvolvem estratégias para serem mais socialmente conscientes e, portanto, muitas optam por mostrar seu apoio à comunidade LGBTQ+ com produtos e serviços com o tema do orgulho. Muitos desses produtos têm um benefício adicional, pois as marcas prometem uma parte de seus lucros a iniciativas que apoiam a comunidade, a diversidade e a inclusão.

- Inclusive marketing: O novo marketing é inclusivo. As novas campanhas de marketing foram fundamentais para impulsionar a agenda de igualdade e tolerância. O consumidor está se esforçando para estar mais consciente do outro e encontrar uma maneira de existir no mundo, apesar de nossas diferenças.

- Skinclusion: Conceito interessante que mostra, por exemplo, como os testes de eficácia clínica e de segurança dermatológica podem ser realizados nos seis tipos de pele da escala de Fitzpatrick.

- Male nail polish ambassadors… from face to nails: Este ano, estamos vendo como as marcas começam a trabalhar de mãos dadas com os embaixadores masculinos de esmaltes e produtos para unhas.

- Offensive banned: Este ano, vimos como os estereótipos ofensivos de gênero começaram a ser banidos em anúncios no Reino Unido, uma vez que anúncios sexistas são prejudiciais ao desenvolvimento das crianças e da sociedade. Adeus ao preconceito de gênero!

- Ruversity: Delicie-se com a diversidade... O mundo do Drag era tradicionalmente limitado a clubes clandestinos, mas o reality show do RuPaul’s Drag Race, que ganhou vários prêmios Emmy, mudou tudo. Agora a realidade é uma fonte de inovação de produtos, conceitos e benefícios cosméticos que estão decantando a indústria.

- Hair-clusivity: No cabelo, vemos wipes promotores de cabelos que servem para qualquer pessoa e texture
powders como novos formatos. Recentemente, uma marca lançou uma variedade de shampoos com feromônios para gays que ajudam a atrair homens.

- The new normal: Genderless, gender-free, ungendered, gender-friendly, gender-neutral, androgynous beauty, fluid…

- Inclusive is the new black: A inclusão é uma poderosa estratégia de inovação em cosméticos. Li recentemente que uma conhecida loja de varejo lançou a “hora tranquila” para compradores autistas. A Mastercard lançará em 2020 novos cartões de crédito, nos quais os usuários transgêneros poderão indicar os nomes que escolheram e que são diferentes daqueles designados no nascimento. A inclusão é uma grande oportunidade para nossos processos de inovação na América Latina, e há muito o que fazer!



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