Boas Práticas

Precauções na elaboração de produtos naturais

Setembro/Outubro 2019

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Na atualidade, cada vez mais, há forte tendência a utilizar insumos considerados naturais em razão dos apelos da sustentabilidade e da redução de resíduos e de efluentes agressivos ao meio ambiente.

Inicialmente, havia a integração da produção animal e vegetal, substituindo as rotações trienais de cereais, nas quais se intercalava a permanência do gado nos terrenos a serem cultivados na estação seguinte – dessa forma, os animais proviam a matéria-prima para a adubação. A isso se seguiu a introdução de fertilizantes (adubos químicos). Poucos quilogramas de adubo químico produzem o mesmo efeito de toneladas de esterco animal e reduzem o esforço humano.

A introdução de fertilizantes minerais solúveis na agricultura foi acompanhada da mecanização motorizada do campo e do uso de agrotóxicos.

Isso levou ao surgimento da terceira revolução agrícola – a chamada revolução verde. Os resultados dessa revolução foram o aumento expressivo da produtividade e a elevação do volume da produção agropecuária no mundo, que ocorreram por causa do uso intensivo de adubos minerais solúveis, inseticidas, acaricidas, fungicidas e herbicidas. Além disso, houve o melhoramento genético de espécies vegetais como resposta ao uso de insumos modernos, ao alto grau de mecanização e à especialização das atividades humanas na agricultura.

O conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial abrange os conceitos denominados ecológico, biodinâmico, natural, regenerativo, biológico, agroecológico, permacultura, entre outros que atendem os princípios estabelecidos pela Lei nº. 10.831/2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica.

Sistema orgânico é aquele em que se adotam técnicas específicas baseadas nos princípios da produção orgânica. Consiste em desenvolver produtos e serviços que procuram satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.

O sistema orgânico também preconiza a minimização da dependência do uso de energia de fontes não renováveis.

Isso implica a redução do uso de insumos dependentes do petróleo na produção e no transporte, como:

- fertilizantes nitrogenados;
- agrotóxicos sintéticos;
- mecanização;
- não geração de resíduos tóxicos;
- preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais;
- respeito às normas ambientais;
- eliminação do uso de transgênicos;
- eliminação do uso de radiações ionizantes em qualquer fase entre o plantio e o consumo dos produtos.

Deve-se, no mínimo, controlar os fornecedores dos insumos, auditando as unidades produtivas pelo menos uma vez por ano.

Essa auditoria deve ser realizada por meio da verificação de:

- documentos legais da empresa;
- garantias dos insumos;
- produtos em certifi cação – fórmulas, rótulos etc.;
- sistema de qualidade – procedimentos e registros;
- rastreabilidade;
- instalações – produção e estocagem;
- procedimentos de limpeza;
- gestão de resíduos.

Todo produto vegetal é natural, lembrando que esses produtos podem ser cultivados com o uso de agrotóxicos e adubos químicos.

Todo produto orgânico é natural, porém nem todos os produtos naturais são orgânicos.

Todo produto orgânico é resultante do cultivo de um vegetal sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. É um produto limpo, que provém de um sistema de cultivo que segue as leis da natureza. Seu manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

- O que é um ingrediente orgânico?

É um ingrediente botânico cuja produção e transformação estão definidas por leis internacionais e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O ingrediente orgânico é produzido sem produtos sintéticos ou organismos geneticamente modificados. Também existem critérios para a classificação de produtos cosméticos naturais e orgânicos que estão definidos em normas nacionais e internacionais.

Os princípios da qualidade aplicáveis aos produtos cosméticos naturais e orgânicos serão apresentados na sequência, nesta coluna, na próxima edição.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos