Tendências

Kidmetics

Setembro/Outubro 2019

John Jimenez

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John Jimenez

Recentemente ouvi essa frase da Luciana, que tem 7 anos e é filha de uma grande amiga: “Mãe, eu não quero ter rugas como você! Meu protetor solar é básico e por isso eu não vou ter manchas no meu rosto!” Este depoimento me inspirou a escrever a coluna desta edição. O mercado de cosméticos para crianças está se expandindo nas principais regiões, em parte graças à promoção da maquiagem como uma “cultura lúdica” para as crianças e também por causa da ascensão da tendência da clean beauty. Por outro lado, o tamanho do mercado global para bebês foi estimado em US$ 10,91 bilhões em 2017, com um CAGR estimado de 5,5%. Em seguida, veremos algumas das tendências nesses segmentos.

- Premium skin care: Mintel publicou recentemente que uma oportunidade para as marcas que lançam produtos para bebês é usar valores premium em novos conceitos de cuidados com a pele. A ideia é desenvolver linhas de alta qualidade para pais e bebês, com ênfase em segurança e clean beauty. Por esse motivo, estamos vendo como as principais marcas de produtos de cuidados com a pele para adultos estão se expandindo nos cuidados pessoais do bebê.

- Lipsticks in kindergarten: As marcas na Coreia do Sul estão oferecendo cosméticos saudáveis para crianças, como batons não-tóxicos, em alguns casos comestíveis. Também estamos vendo lançamentos de produtos como esmaltes à base de água. Nos centros de beleza, vemos rotinas de spa para meninas que incluem massagens nos pés, máscara facial e manicure.

- Babybiome: As novas descobertas no microbioma e na microbiota são surpreendentes. Recentemente, uma famosa marca global lançou uma linha de produtos que se adaptam ao microbioma do bebê. A maior preocupação dos pais em todo o mundo é a de comprar produtos para o cuidado pessoal do bebê, que sejam formulados para peles sensíveis e evitem alergias. Estamos vendo claims como “aprovadas por dermatologistas, pediatras e oftalmologistas”.

- Smart diapers: Uma renomada empresa acaba de lançar fraldas inteligentes que rastreiam a atividade do bebê, indicando, graças a um sensor de atividade, quando a fralda está molhada. O produto também rastreia os padrões de sono. As informações são compartilhadas em um aplicativo que cria informações personalizadas sobre as condições de desenvolvimento do bebê.

- Kids beauty: O boom da tendência K-beauty também está chegando com propostas muito interessantes para crianças. O body glitter também começa a ficar na moda. Na Coreia do Sul, as vendas de cosméticos entre adolescentes de 13 a 19 anos dobraram em 2016. Na América Latina, também estamos vendo a ascensão de spas e salões de beleza para crianças.

- Kid-Friendly fragrances: Na formulação, vemos o aumento de perfumes, colônias e águas sem álcool e dentro de suas indicações de uso é aconselhável aplicar na roupa. Dentro de algumas notas olfativas comuns encontramos: chocolate, laranja, neroli, hortelã, pistache, mel, jasmim, baunilha, uva, camomila, tangerina e bergamota. Também vemos lançamentos de ultraluxo nesta categoria. Um exemplo é o perfume que acaba de lançar uma casa de fragrâncias na Inglaterra e que remete a uma manhã quente de primavera em um jardim de flores encantado e custa 120 libras esterlinas.

- Cornrows: A tendência sem gênero também é uma febre na população infantil e a vemos em roupas, calçados, brinquedos e cosméticos. Nos hair care, vemos a ascensão de cortes unissex que funcionam para todas as crianças. Meninas encurtam o cabelo, meninos alongam e vemos, por exemplo, como a diversificação de modelos em tranças está ganhando popularidade em todos os gêneros.

- Kids spa & kids salon: Essa tendência também está crescendo na Coreia, pois há spas especializados para crianças. Nas novas children boutiques, podemos ver conceitos originais de máscaras orgânicas, shampoos, sabonetes líquidos e produtos de aromaterapia e aromacologia.

- Make-up color game: O surgimento da realidade virtual também está presente em novas aplicações que misturam jogo, maquiagem e experiência. Estamos vendo novas plataformas e aplicativos que permitem que as crianças interajam com técnicas de maquiagem e masks com diferentes ingredientes, incluindo naturais, para princesas e bonecos, conseguindo assim diferentes estilos, acabamentos e vestidos.

Kidmetics = Kid + Cosmetics. Ela usa cremes corporais com aromas divertidos e também perfumes não-alcoólicos. Ela é uma heavy user de máscaras em casa e no spa. Outra frase que chamou minha atenção foi: “O sabonete íntimo é obrigatório para todas as meninas”... Luciana reflete a nova consciência da população infantil em relação aos cosméticos, e isso representa uma grande oportunidade de inovação para as marcas, já que a promoção do uso responsável de cosméticos na população infantil influencia a saúde, o bem-estar e a autoestima.



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